Covid -19 – Saúde e economia do guajaramirense é discutida pela advocacia

Página Inicial / Covid -19 – Saúde e economia do guajaramirense é discutida pela advocacia

A advocacia de Guajará Mirim reuniu-se nesta quarta-feira (03) com o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO), Elton Assis, para discutir a situação da saúde e economia do município devido as consequências da pandemia da Covid-19, entre outros temas.

“Eu tenho acompanhado a situação de Guajará e vejo que está bem delicada. A população mundial foi surpreendida com essa pandemia. Não existem situações vividas na nossa geração e de nossos pais que sejam parecidas, mas a sociedade, com muita força, tem feito as adequações para tentar passar por isso. Com esforço comum de todos vamos superar isso”, falou Elton Assis na abertura da reunião.

Durante a reunião, os profissionais relataram a realidade do município e traçaram a estratégia de atuação da OAB em conjunto com a diretoria local e presidente da Seccional. Para a conselheira Seccional Cherislene Pereira de Souza a situação do município já vinha crítica antes mesmo da pandemia. “Toda essa dificuldade só aumenta porque muitas vezes é necessário que as pessoas sigam para tratamento em Porto Velho. Há muita gente do grupo de risco que está sem assistência em Guajará”.

O presidente Elton Assis, reforçou o compromisso da Ordem com a Subseção. “A Seccional está à disposição para atuar, no que for necessário para proteger a população de Guajará-Mirim, sejam com medidas administrativas ou judiciais para salvaguardar a sociedade, inclusive em conjunto com o Ministério Público e a Defensoria Pública”.

Erick Allan da Silva Barroso, presidente da Subseção de Guajará-Mirim, agradeceu a atenção e compromisso do presidente da Seccional e externou desejos de que as medidas a serem tomadas a partir dos relatos, sejam assertivas e tragam alívio à população. “Precisamos enfrentar tudo da melhor forma possível. Mesmo que não seja boa, pelo menos buscamos diminuir o impacto”.

Assistências à advocacia

A conselheira Seccional Cynthia Maria Alecrim de Morais aproveitou o encontro para entender melhor sobre o funcionamento da ferramenta de alvará virtual disponibilizada pela OABRO no site institucional. O presidente da Seccional comemorou o número de quase 3 mil emissões através do sistema e detalhou os procedimentos para uso e canais de assistência à advocacia, através do endereço eletrônico alvara@oab-ro.org.br e dos números de WhtasApp: Daniel 69 98471-7781 e Matheus 69 99961-0279.

Voz do(a) advogado(a)

A respeito do trabalho da OABRO em prol da advocacia e da sociedade, Elton Assis ressaltou a postura da entidade de não abrir mão de debater e levar o melhor para a advocacia de Rondônia. “Nesse momento que estamos passando, através desses meios virtuais, temos podido dialogar de forma franca, com a participação da advocacia, ouvindo a advocacia, porque assim podemos reverberar aquilo que ela pensa”. Ele aproveitou e reforçou chamamento  para a atual pesquisa realizada pela OAB: “peço aos colegas que levem a nossa pesquisa para a advocacia, para que participe e dê a opinião sobre as audiências telepresenciais e continuidade dos prazos processuais nesse período de pandemia (Clique AQUI)”, concluiu Elton Assis.