Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Linha do Tempo

Página Inicial / A OAB/RO / Institucional / Linha do Tempo

Nossa História

Fundada em 18 de fevereiro de 1974, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia. Estruturou na localidade a atividade dos profissionais da advocacia, mas desde o século XIX já havia atividade jurídica na região onde hoje é Rondônia, conforme destaca o jornal “Rio Madeira”, editado na cidade amazonense de Manicoré, com jurisdição até a cachoeira de Santo Antônio, edição de 17 de dezembro de 1881, em que Isaac Weyne de Barros Castro oferecia serviços de advocacia.

Em 1912, o primeiro jornal porto-velhense em língua portuguesa. “O Município” circulava com anúncios dos advogados M. A. Santos Júnior e Josias Lima (“Residente nesta vila, aceita o patrocínio de qualquer causa, cível, comercial, orfanológica e criminal,…” – a grafia é a da época).

Em 1972, no dia 15 de outubro, aconteceu a reunião preparatória para a criação da seccional rondoniense, ocasião em que foi constituída uma comissão provisória para estruturar a OAB rondoniense, sendo eleitos para tal os advogados Fouad Darwich Zacharias, Odacir Soares Rodrigues e José Mário Alves da Silva.

Até 1974, quando se deu a criação da OAB, cresceu o número de advogados tanto em Porto Velho quanto em Guajará-Mirim, então os dois municípios do Território Federal de Rondônia. Naquele ano, foi criada a seccional com participação de 22 advogados e apenas uma advogada, sendo constituída sua primeira diretoria: Presidente – Fouad Darwich Zacharias, Vice-presidente – José Mário Alves da Silva, 1º secretário – Odacir Soares Rodrigues, 2º secretário – Francisco Geraldo Balbi Filho e Tesoureiro – Pedro Origa Neto.

Três advogados foram eleitos para formar a Comissão Auxiliar à diretoria: José Pontes Pinto, Francisco Arquilau de Paula e Nelson Santos de Oliveira.

Neste período foram criadas dez subseções instaladas nos municípios: Alvorada D’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Colorado D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena, tendo três delegacias nos municípios de Buritis, Costa Marques e Machadinho D’Oeste e hoje mais de 6.000 advogados estão inscritos na Seccional. A OAB/RO tornou-se uma instituição não somente dos advogados, mas também de toda a sociedade.

Obedece ao estatuto da Advocacia e da OAB, no Regulamento Geral, Regimento Interno e Código de Ética e Disciplina, representa em juízo e fora dele os interesses gerais dos advogados e estagiários inscritos, bem como os individuais relacionados com o exercício da profissão.

São órgãos da OAB-RO:

– O Egrégio Conselho Seccional;
– A Diretoria;
– A Câmara de Seleção;
– O Tribunal de Ética e Disciplina;
– As Subseções e
– A Caixa de Assistência dos Advogados, com personalidade jurídica própria.

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2112 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Everton Oliveira (social mídia),João Antônio Alves (videomaker),Geovana França (estagiária) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué,Matheus responsáveis

Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Luana Maia responsáveis

69 3217-2123 telefone