Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Advogados insultados por PMs são desagravados em sessão do Conselho Seccional

Página Inicial / Advogados insultados por PMs são desagravados em sessão do Conselho Seccional

Advogados desagravados Sirrami Reis de Lima e Saulo Henrique Mendonça Correia

Advogados desagravados Sirrami Reis de Lima e Saulo Henrique Mendonça Correia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, durante sessão ordinária nesta sexta-feira (18), o desagravo dos advogados Sirrami Reis de Lima e Saulo Henrique Mendonça Correia. Os profissionais foram insultados e ameaçados por policiais militares, dentro da Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Porto Velho, em 27 de dezembro de 2015 (entenda o caso). O desagravo foi aprovado na primeira reunião do Conselho deste ano, em 19 de fevereiro.

Ao conduzir a sessão desta sexta, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, destaca que o desagravo é uma justa medida para que sejam combatidos episódios de grave violação às prerrogativas dos advogados, como o que ocorreu com Sirrami e Saulo. “Quando realizamos o desgravo, estamos deixando claro que não vamos tolerar quaisquer atos de cerceamento do livre exercício da profissão”, ressaltou.

O advogado desagravado, Saulo Henrique Mendonça Correia, que é membro da Comissão de Defesa de Prerrogativas (CDP), agradeceu o apoio recebido pela Seccional. “Ninguém espera passar por uma situação humilhante como essa, e receber o suporte in loco foi muito importante. Os membros da Comissão de Prerrogativas e da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional que nos atenderam tiveram uma atuação muito destemida, com seriedade, eu me senti muito protegido. Com o apoio que recebi, reforcei a minha convicção de continuar na advocacia e permanecer na Comissão defendendo as prerrogativas dos advogados. Me sinto realmente desagravado em decorrência de nunca ter sido abandonado pela minha instituição, desde o primeiro momento até agora.”

Agradecimentos também da advogada desagravada, Sirrami Reis de Lima. “Não tenho palavras para mensurar o valor dessa acolhida. Eu precisei de socorro e fui prontamente atendida pela Comissão de Prerrogativas, e isso é uma questão muito valorosa para nós. Agradeço toda a atenção recebida e parabenizo a atual gestão pela forma que tem conduzido a instituição. Nós advogados, estamos tendo um tratamento diferenciado, principalmente uma jovem advogada como eu”, agradeceu a profissional.

Segundo o procurador da OAB/RO Moacyr Pontes Netto, a Procuradoria está acompanhando o inquérito policial militar instaurado para averiguar a suposta infração militar cometida pelos PMs, o processo administrativo aberto pela Corregedoria da Polícia Militar e um inquérito policial em andamento na Polícia Civil para apurar o suposto abuso de autoridade pelos agentes, e que também está analisando a possibilidade de responsabilização dos agentes por improbidade administrativa.

“É uma satisfação participar desta sessão em que é manifestado um ato de apoio não só aos advogados envolvidos no triste episódio, mas a toda a advocacia rondoniense e a toda a advocacia brasileira, porque com certeza esse ato servirá de exemplo a todos os agentes que devem

estar subordinados ao critério de respeito ao nosso regime jurídico administrativo”, finaliza Moacyr Pontes Netto.

Advogados Rerison Aguiar e Raimisson Miranda

Advogados Rerison Aguiar e Raimisson Miranda

Moção de elogio
Durante a sessão, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, propôs ao Conselho Seccional conceder aos advogados Rerison Aguiar e Raimisson Miranda, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RO, uma Moção de Elogio em virtude da brava atitude de comparecer à delegacia, de forma voluntária, para dar assistência ao membro da CDP Saulo Correia e à advogada Sirrami Reis de Lima.

“Na ocasião, Raimisson Miranda chegou a dar voz de prisão ao policial que impedia os advogados de exercerem dignamente seu trabalho, e posteriormente acabou por sofrer diversas ameaças, a maioria veladas, e mesmo assim não se intimidou”, pontua Maracélia Oliveira.

A Moção de Elogio foi aprovada por maioria absoluta do Conselho Seccional, que agora marcará a data para a efetiva homenagem aos advogados Rerison Aguiar e Raimisson Miranda.

Confira a íntegra do desagravo no anexo abaixo ou clicando aqui.

Confira galeria de imagens:

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone