Página Inicial / 08 de Março – Presidente da OAB de Ariquemes destaca luta em favor da mulher advogada

Cynthia Patrícia Chagas Muniz Dias, Presidente da Subseção de Ariquemes

Cynthia Patrícia Chagas Muniz Dias, Presidente da Subseção de Ariquemes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), advogada há 17 anos, lembra que uma de suas principais metas à frente da sua gestão é a valorização da mulher advogada.

Especialmente nesta data em que se comemora internacionalmente o Dia da Mulher, a Presidente pontua que luta, principalmente, pela eliminação das formas de discriminação da mulher no acesso às carreiras jurídicas.

Para Cynthia a mulher já conquistou os mais variados postos de trabalho, inclusive no campo Jurídico. Hoje a mulher tem sua valorização enquanto profissional, pois está em pé de igualdade com os homens.

“Temos que ressaltar que a mulher tem capítulo especial na CLT que fala da Proteção do Trabalho da Mulher, da Proteção à maternidade, hoje esse direito consagrado permite que as mulheres, mesmo profissionais, possam ser mães com as garantias necessárias a esta condição”, destacou Cynthia.

Vale ressaltar que a Subseção de Ariquemes participa também do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, que tem por objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.

“Estar a frente da Subseção de Ariquemes é um grande desafio, ainda existe a resistência de algumas pessoas pelo fato de ser jovem e mulher, mas os fardos se tornam leves, pois faço tudo com amor e com Deus presente em minha vida, o que me dá forças para não desistir”, finalizou Cynthia Patrícia.

Casada, mãe de três filhos, Cynthia lembra que sempre participou ativamente da OAB, mesmo sem ter qualquer cargo na Diretoria. Ela segue a premissa de que não basta ser advogado, é preciso estar por dentro do que acontece na instituição e buscar sempre a valorização por meio da qualificação profissional.

“Sempre estimulamos as advogadas da Comarca para que mantenham-se sempre atualizadas e aproveitam as oportunidade que a atual gestão está lhes oferecendo. Creio que a qualificação profissional e a participação ativa em nossa Subseção, ser essencial para que as mulheres advogadas possam, cada vez mais, ocupar seu merecido espaço”.