Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Retrospectiva 2022: Posse, união e destaque a mulheres advogadas marcam os primeiros três meses da gestão Marcio Nogueira à frente da OAB-RO

Página Inicial / Retrospectiva 2022: Posse, união e destaque a mulheres advogadas marcam os primeiros três meses da gestão Marcio Nogueira à frente da OAB-RO

Dois mil e vinte dois! Um ano para ficar marcado na história da Seccional Rondônia da OAB. Produção, participação, união. São palavras que definem bem o primeiro ano da nova gestão, sob o comando do advogado Márcio Melo Nogueira. Dar voz e espaço para que todos, juntos, pudessem se tornar “uma só advocacia, uma só OAB”.

Com o tom afinado e pautado pela diversidade, inclusão e paridade de gênero, a regência do maestro da OAB-RO se consolidou com ações que deram destaques a mulher advogada, seja à frente de comissões, seja na participação na lista sêxtupla, seja a maioria feminina na diretoria; valorização, defesa e profissionalização das prerrogativas; intensificação do diálogo institucional com os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo; interiorização da Ordem; maior atuação do Tribunal de Ética e Disciplina, entre outras diversas que você vai acompanhar durante todo o mês de dezembro, na Retrospectiva 2022.

Para começar, em janeiro, o presidente da OAB-RO focou esforços em estruturar as comissões. Prerrogativas, Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra; Fiscalização do Exercício Profissional; Celeridade Processual; Seleção e Habilitação, Jovem Advocacia; Direitos Sociais, entre diversas outras. Além de nomear, Márcio Nogueira promoveu reuniões e participou da primeira reunião de cada comissão para alinhar o trabalho e conhecer de perto os membros.

Ainda em janeiro, no dia 14, ocorreu a primeira solenidade de entrega de credenciais recheada de emoção. Em seu discurso, Márcio Nogueira destacou a conduta ética e defesa das prerrogativas como essenciais na carreira de qualquer advogado. Desviar-se da primeira, segundo ele, pode parecer atraente, mas no longo prazo rouba do advogado seu maior patrimônio, que é a reputação.

No mesmo mês, houve a primeira reunião ordinária da Comissão de Seleção e Habilitação (CSH) da Seccional, sob a presidência do então presidente, Nelson Maciel. O mote da reunião foi apresentar alguns membros e traçar as principais estratégias de trabalho daquela que é a “porta de entrada” das novas advogadas e advogados do estado. Com a presença de Márcio Nogueira, ele falou da grande satisfação em passar o “bastão” da presidência das sessões da Câmara para Aline Silva, secretária-geral da atual gestão (2022-2024).

Comissão muito atuante, a Comacrim deu início a uma série de vistorias nos parlatórios dos presídios de Rondônia, com foco a oferecer melhores condições de trabalho e mais qualidade para os advogados e advogadas rondonienses.

E o corpo técnico da OAB não foi esquecido. Os colaboradores da entidade participaram de um treinamento com a facilitadora de grupos e projetos Maila Andrade. Entre os temas abordados, foi solicitado que todos fizessem uma análise autorreflexiva e apontasse o que poderia melhorar neste ano, evidenciando ainda pontos positivos e negativos no trabalho.

Para encerrar o primeiro mês da gestão, a Escola Superior da Advocacia abriu consulta para advocacia participar do planejamento de cursos da instituição.

Em fevereiro, com a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e diversos líderes da advocacia brasileira, a diretoria, os conselheiros seccionais e os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Rondônia foram, solenemente, empossados.

Foram também realizadas as posses das diretorias das subseções de Ariquemes, Jaru e Cacoal. Em cada cidade, também houve solenidade de entrega de credenciais para jovens advogados.

Também no dia 14 de fevereiro, ocorreu a primeira sessão do Conselho Seccional da gestão Márcio Nogueira, com a presença de toda a diretoria, dos conselheiros federais, de presidentes de subseções e participação de Beto Simonetti, do procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, da presidência da Caixa de Assistência dos Advogados, além do membro honorário vitalício Arquilau de Paula. Durante a sessão, também foi realizada a cerimônia de jubilamento do advogado Gilson Luiz Jucá Rios.

Fevereiro também foi marcado pela entrega da credencial atualizada a Dionísio Descry Cernov Morais de Oliveira, o primeiro advogado trans de Rondônia a utilizar o nome social na carteira da OAB.

Desde o início de sua gestão, Márcio Nogueira ressaltou a vontade de tornar a Justiça cada vez mais humana. Durante a abertura do Ano Judiciário 2022 do Tribunal de Justiça, o presidente da OAB-RO ele defendeu que “mais do que nunca, é hora de cooperar para um sistema de Justiça em que seus atores possam automatizar aquilo que seja possível e que concentrem consigo os aspectos mais sublimes das características essenciais humanas”.

Com o inverno amazônica, algumas cidades rondonienses foram atingidas pela cheia e a OAB mostrou solidariedade, organizando ações para angariar donativos para os desabrigados.

No braço educacional, a ESA reuniu profissionais dos mais variados segmentos para dar início a estruturação do laboratório de inovação da advocacia.

Visando reduzir a alta taxa de inadimplência, foi iniciado o Refis da OAB-RO, com descontos de até 95% sobre multas e juros. O parcelamento, de forma inédita, pôde ser feito em até 30 vezes.

O mês da mulher começou com a campanha “A mulher advogada é incrível e eu posso provar!” . E continuou com a formação de duas listas sêxtuplas com 10 nomes de mulheres disputando a vaga de juiz do TRE.Cada tinha tinha o nome de cinco mulheres. Duas participaram das duas listas.

E mais posses das diretorias das subseções, com 5 mulheres presidentes de Subseções sendo empossadas naquela semana. Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Espigão do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé. Março também foi o mês da posse das diretorias das Subseções de Alvorada do Oeste, Ji-Paraná e Pimenta Bueno.

O Conselho Seccional aprovou nova composição do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional Rondônia durante a 458ª sessão, com Alessandra Rocha Camelo na presidência, Louise Souza dos Santos Haufes na vice-presidência, Vinicius Pompeu da Silva Gordon, como secretário-geral. A nomeação e posse foram realizadas em Cacoal.

Também em março, a advocacia rondoniense comemorou a decisão do STJ que decidiu que honorários devem ser fixados de acordo com valor da causa.

Para finalizar o mês da mulher, a vice-presidente Vera Paixão assumiu a presidência da OAB-RO e empossou as diretorias de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras.

No segundo trimestre, foram realizadas as posses das diretorias de Rolim de Moura, Buritis, Machadinho do Oeste e Guajará-Mirim foram realizadas em abril e maio. A posse das Comissões, o lançamento do Laboratório da Inovação e muito mais que você vai acompanhar na próxima semana.

Reportagem: Ivanete Damasceno
Fotos: Donizete Marinho e Ivanete Damasceno
Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Everton Oliveira (social mídia),João Antônio Alves (videomaker),Geovana França (estagiária) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué,Matheus responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Luana Maia responsáveis

69 3217-2123 telefone