Página Inicial / Presidente da OAB/RO participa de posse do advogado Valdetário Monteiro, como novo conselheiro do CNJ

Valdetário foi empossado na terça (19) pela presidente do STF, Cármem Lúcia

Presidente da OAB Rondônia, Andrey Cavalcante.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou da cerimônia realizada logo após a 43ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em que a presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deu posse ao novo conselheiro do CNJ: o advogado Valdetário Monteiro. Na ocasião, Andrey parabenizou Valdetário pela posse e deus as boas-vindas.

“O CNJ receberá um excelente profissional. Um notável dirigente de ordem que irá fazer um grande trabalho em favor do controle externo do judiciário. Ele foi presidente da OAB comigo entre 2013 2015. Meu colega de Colégio de Presidentes”, destacou Andrey.

Valdetário assume uma das vagas destinadas à indicação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em substituição a Norberto Campelo, que se despediu do CNJ na sessão desta terça.

Valdetário foi empossado pela presidente do STF, ministra Cármem Lúcia (Foto: Reprodução/CNJ)

Após a assinatura do termo de posse, a ministra Cármen Lúcia deu as boas-vindas ao novo conselheiro. “É com muito orgulho que o CNJ recebe mais um representante deste grande instituto do Direito brasileiro. Desejo que possa nos ajudar a prestar o melhor serviço ao cidadão brasileiro”, afirmou a presidente do Conselho.

Entre outras autoridades, participaram da cerimônia o presidente nacional da OAB, Claúdio Lamachia; o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira; e o presidente do Supremo Tribunal Militar, ministro José Coêlho Ferreira. O novo conselheiro recebeu os cumprimentos de magistrados, advogados e parlamentares.

Currículo
Professor convidado da Escola Superior da Advocacia da OAB do Ceará e professor titular do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, na disciplina Direito Tributário e Financeiro, Monteiro é membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Ceará. Presidiu, por dois mandatos, a seccional Ceará da OAB e já atuou como representante institucional da Ordem no CNJ.

Despedida
A posse do novo integrante foi antecedida por um breve discurso de Norberto Campelo, que participou de sua última sessão, concluindo seu mandato de dois anos. “Gostaria de agradecer a oportunidade de ter participado deste colegiado. O CNJ é o maior acontecimento do Judiciário brasileiro, que já apresenta importantes resultados em pouco mais de 10 anos de criação”, disse o conselheiro, que ocupava a vaga agora assumida por Valdetário Monteiro.