Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB recebe grupo de pesquisadores da UNIR sobre extração de princípios ativos da cannabis sativa para atendimento às demandas do SUS

Página Inicial / OAB recebe grupo de pesquisadores da UNIR sobre extração de princípios ativos da cannabis sativa para atendimento às demandas do SUS

Atualmente o fármaco é usado na produção de medicamentos destinados ao tratamento de doenças como epilepsia, autismo e alzheimer

A comercialização de medicamentos derivados da cannabis sativa foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final do ano de 2019 para uso terapêutico. Porém, atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa investir milhões de reais por ano na importação dos produtos, e para baratear e promover a produção em massa, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) reuniu um grupo de pesquisadores que visa acelerar o processo.

Nesta quinta-feira (15), os pesquisadores realizaram visita institucional à OAB Rondônia com o objetivo de convidar a instituição a abraçar a causa, a fim de promover suporte jurídico ao projeto que visa auxiliar no tratamento médico de pessoas que usam o medicamento em tratamento de doenças como: epilepsia, autismo, alzheimer, bronquite, parkinson, dores crônicas, fibromialgia, convulsões, asma, esclerose múltipla, entre outras.

“Esse uso medicinal do extrato dos princípios ativos da cannabis sativa é uma pauta antiga e que abrange uma parcela significativa da população em tratamento de patologias graves e com uso contínuo do produto, portanto precisa de um olhar atento e ações ativas”, explicou Elton Assis ao dar aval à entrada da instituição no projeto.

O estudo
De acordo com os pesquisadores, o objetivo do estudo é dominar o método de fabricação do produto, através da extração do princípio ativo de maconha apreendida pelas polícias estaduais e federais, usando uma técnica de baixo custo de produção e que possa atender a demanda nacional.

“A finalidade do projeto é o fornecimento dos produtos (medicamentos prontos para uso) unicamente para o SUS do Ministério da Saúde a preço de custo de produção, considerando o valor subsidiado da matéria prima bruta fornecida pelos órgãos de repressão ao tráfico de entorpecentes, devidamente autorizados pela Justiça Federal e Estadual. O principal benefício vislumbrado é a considerável diminuição no valor dos medicamentos congêneres ofertados no mercado mundial”, detalhou o professor Almeida Casseb durante a apresentação.

Também participaram da reunião os professores da Unir Julio Militão, Delson Fernando e Marcus Rivoiro e o pesquisador Leandro Dill. O Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação envolve os Departamentos de Ciências Jurídicas, Química, Arqueologia, Medicina, Administração; o Mestrado Profissional em Direitos Humanos e o Centro de Estudos Jurídicos da Amazônia da Unir.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone