Página Inicial / Portaria nomeia coordenadores da 1ª Conferência Estadual da Advocacia Criminal em Rondônia

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil publicou a portaria de número 211/2024, que designa os coordenadores da 1ª Conferência Estadual da Advocacia Criminal do Estado de Rondônia. A Conferência será realizada nos dias 1 e 2 de agosto; sendo o primeiro dia de programação a abertura oficial com convidados e o segundo dia com palestras.

De acordo com o estabelecido pelas atribuições legais, conferidas pelo Estatuto e pelo Artigo 29, XV, do Regimento Interno da Ordem, o presidente Márcio Nogueira nomeou como coordenadores da 1ª Conferência Estadual da Advocacia Criminal do Estado de Rondônia, o advogado Janus Pantoja Oliveira de Azevedo como coordenador acadêmico; Rooger Taylor Silva Rodrigues como coordenador executivo; João Batista Bandeira Carneiro como coordenador executivo; Naara da Silva Melo como coordenadora executiva, e Genúsia Freitas de Oliveira também como coordenadora executiva.

Coordenador executivo, Rooger Taylor explica sobre a importância do evento para Rondônia. “Temos um estado que está basicamente isolado, que já longe dos grandes centros quando se fala em direito criminal, penal e processual penal. Então, havendo a Conferência, podemos aproximar a advocacia dos grandes debates, a gente aproxima a advocacia dos grandes doutrinadores, daquelas pessoas que estão pensando, discutindo e debatendo o direito. A advocacia do interior também agradece, pois também aproxima dos grandes debates, isso envolve inclusive os acadêmicos”, esclarece.

“É a nossa primeira Conferência Criminal na OABRO então a expectativa é de grande público, com convidados renomados, grandes autoridades da área criminal. Teremos a honra de ter presentes os profissionais que fizeram parte da banca do caso da Boate Kiss, além de um nome que representará o Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, explicou o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas (Comacrim), João Bandeira.

Para o coordenador Janus Pantoja, a Conferência é uma importante ferramenta para troca de experiências. “A Conferência está sendo preparada na forma de palestras, mesas de debates, cursos e oficinas, com vários ambientes, para que participantes possam desfrutar das temáticas mais atuais e relevantes, em diálogo fecundo com entre academia e exercício profissional. Uma oportunidade ímpar para conhecer e ouvir diretamente as pessoas cujos trabalhos tanto admiramos. Nossa perspectiva ou objetivo é que a inovação humana seja intensificada em experiências transformadoras, com interlocução voltada para renovadas formas e campos de atuação”, resumiu.

Por fim, a coordenadora executiva Genusia Freitas explica que a Cear será importante também na luta contra alguns estigmas que envolvem o segmento. “Por uma série de fatos recentes em nossa história, a Advocacia Criminal acabou sendo envolvida em algumas identificações e estigmas que jamais a diminuíram, no entanto, sua imagem sofreu algumas rotulações. A Cear Criminal vem com a proposta de resgatar uma pujança de outrora, bem como propor novos olhares para o exercício da defesa intransigente da liberdade, o grande papel da Advocacia Criminal”, finalizou.