Página Inicial / Maioria dos casos atendidos pela Ouvidoria da OAB em 2023 são demandas de cidadãos

Em 2023, a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instaurou 120 processos de atendimentos. A maior parte dos casos foi proveniente de demandas de cidadãos. A Ouvidoria é um espaço para apresentação de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias tanto por advogados, quanto a sociedade em geral.

Conforme Larissa Rodrigues, ouvidora-geral da OABRO, “as ouvidorias são necessárias e fundamentais para que advogados e advogadas possam exercer seu direito de reclamar e reivindicar perante a OAB, mas também é um canal direto com a sociedade. A voz de todo cidadão importa”.

Ao apresentar o relatório de ações para o Conselho Seccional, a ouvidora adjunta Iarlei Ribeiro lembrou que a Ouvidoria exerce um papel fundamental para a gestão. “O trabalho da Ouvidoria é silencioso, mas é muito importante para toda a sociedade, e fundamental para a gestão. Não existe gestão eficiente sem as ouvidorias”, lembrou.

Em relação ao relatório, as ouvidorias esclareceram que é uma ferramenta para avaliar o desempenho da Ouvidoria e orientar estratégias futuras, visando aprimorar continuamente a qualidade dos serviços oferecidos. “Desta forma, conseguimos evidenciar a eficiência na resolução das demandas que são trazidas para a OAB, além de refletir o comprometimento da instituição em responder prontamente às necessidades e solicitações da comunidade”, afirma Larissa Rodrigues.

Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria é o elo entre o cidadão e a Ordem. A OABRO foi a primeira Seccional a implantar a Ouvidoria da Mulher com foco a analisar os casos de denúncia, maus tratos ou qualquer outra violação às mulheres.

Ao falar sobre a pasta, a ouvidora adjunta Marli Mendonça ressalta a importância desse braço dentro da Ouvidoria Geral. “A Ouvidoria da Mulher tem uma relevância enorme. Ela qualifica o atendimento às mulheres na denúncia de assédio e de violência de gênero. É uma demanda antiga e que temos buscado formas de enfrentamento”, esclarece.

Dentre as atribuições e competências, destaca-se a missão de receber, tratar e encaminhar às autoridades competentes demandas relacionadas a atos de violência contra a mulher.

Como buscar atendimento na Ouvidoria da OABRO
Todos os relatos feitos são absolutamente confidenciais e só serão tratados entre as partes interessadas. A comunicação com a Ouvidoria pode ser feito diretamente pelo site https://www.oab-ro.org.br/atendimento/ouvidoria/ ou pelo telefone: 3217-2100. As manifestações podem ser feitas também presencialmente na Secretaria da Ouvidoria.