Página Inicial / Comissão de Direito de Trânsito e Transporte da OAB-RO reforça a conscientização sobre a responsabilidade de todos no trânsito

O movimento Maio Amarelo, iniciativa global que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito, é uma oportunidade para discutir a importância da legislação e conscientização sobre a segurança nas vias. A Comissão de Direito de Trânsito e Transporte da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) ressalta a relevância de seguir as normas estabelecidas para um trânsito mais seguro.

Eduardo Mamani, presidente da Comissão de Direito de Trânsito e Transporte, comenta sobre a importância da campanha: “O Maio Amarelo é um momento crucial para refletirmos sobre a nossa atuação no trânsito e a necessidade de seguirmos a legislação vigente. É fundamental que motoristas, ciclistas e pedestres se conscientizem de que a responsabilidade pela segurança no trânsito é compartilhada, e que o respeito às leis e a prudência nas vias podem salvar vidas”.

A campanha Maio Amarelo tem como principal objetivo a prevenção de acidentes de trânsito e a conscientização da população sobre os riscos e perigos no trânsito. Durante o mês de maio, são promovidas diversas ações educativas e informativas que buscam envolver a sociedade, governo e empresas na discussão sobre a segurança no trânsito e a importância de respeitar a legislação.

Para contribuir com a campanha, a Comissão de Direito de Trânsito e Transporte da OAB-RO orienta a população sobre algumas medidas fundamentais para garantir um trânsito seguro:

Respeitar os limites de velocidade: Exceder a velocidade permitida é uma das principais causas de acidentes. Dirigir de forma prudente e respeitar os limites estabelecidos contribui para a segurança de todos.

Não dirigir sob efeito de álcool ou outras substâncias: A combinação de álcool e direção é extremamente perigosa e aumenta significativamente o risco de acidentes.

Utilizar o cinto de segurança: O uso do cinto de segurança é obrigatório e pode salvar vidas em caso de colisões ou freadas bruscas.

Respeitar a sinalização e as regras de trânsito: Obedecer às placas de sinalização e às normas estabelecidas é fundamental para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.

Manter a manutenção do veículo em dia: Realizar a manutenção preventiva do veículo é essencial para evitar problemas mecânicos que possam causar acidentes.

Ser gentil e respeitar os demais usuários da via: A gentileza e o respeito no trânsito são fundamentais para a convivência harmoniosa entre motoristas, ciclistas e pedestres.

Conscientizar crianças e jovens: A educação no trânsito começa desde cedo. Ensinar crianças e jovens sobre a importância de respeitar as leis e ter atitudes responsáveis no trânsito é essencial para formar futuras gerações mais conscientes.

Utilizar equipamentos de segurança: No caso dos ciclistas e motociclistas, o uso de capacetes e outros equipamentos de proteção é crucial para reduzir o risco de lesões graves em caso de acidente.

Manter a atenção e evitar distrações: Utilizar o celular, mexer no rádio ou se distrair com outras atividades enquanto dirige aumenta significativamente o risco de acidentes. Manter a atenção no trânsito é fundamental para a segurança de todos.

Planejar o trajeto: Planejar o caminho e considerar fatores como o horário, a previsão do tempo e as condições das vias pode ajudar a evitar imprevistos e tornar o trânsito mais seguro e eficiente.

A Comissão de Direito de Trânsito e Transporte da OAB-RO acredita que a mudança de comportamento e o respeito à legislação são fundamentais para a construção de um trânsito mais seguro e humano. O Maio Amarelo é um lembrete anual da responsabilidade de todos na prevenção de acidentes e na promoção da segurança nas vias.