Cidadania – OAB participa do TRT Comunidade na zona sul de Porto Velho

Página Inicial / Cidadania – OAB participa do TRT Comunidade na zona sul de Porto Velho

OAB/RO participou da 3º edição do TRT Comunidade, na zona sul

Com o objetivo de levar mais cidadania a população carente, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária, participou da 3º edição do TRT Comunidade. A ação faz parte do programa de responsabilidade social do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) que leva atendimentos gratuitos à população nas áreas de saúde, educação, jurídica e social, em parceria com 12 entidades.

Desta vez os serviços essenciais ao cidadão foram levados a comunidade da zona sul, na escola na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Vicente Rondon, situada na rua Garopaba, 2615, esquina com a Avenida Jatuarana, no bairro Cohab.

O Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, esteve logo pela manhã na Escola e, na companhia do Presidente do TRT-14ª, Ilson Alves Pequeno, acompanhou o atendimento prestado pela OAB/RO e visitou outros estandes dos parceiros do evento.

“O Presidente do TRT, Doutor Ilson Alves Pequeno e todo o corpo de servidores e magistrados do TRT estão de parabéns pela iniciativa. E nós da OAB, nos sentimos honrados e fazer parte desta ação que visa garantir o acesso a cidadania e a justiça aos cidadãos portovelhenses”, comentou Andrey Cavalcante.

De acordo com o Presidente da Comissão de Cidadania, Marcos Alves, vários peticionamentos foram feitos nas áreas previdenciária e trabalhista. “A exemplo das outras edições, pudemos ainda esclarecer uma série dúvidas dos cidadãos e orientar quanto ao encaminhamento correto às demandas que nos eram questionadas, como por exemplo, na área de família”.

Ele comentou ainda sobre a grande necessidade que possui a população de ser devidamente informada de seus direitos, neste contexto, a “OAB como Instituição Instrumento de cidadania possui um papel fundamental na orientação dos direitos fundamentais do cidadão. Parcerias como esta aproximam a Instituição da população, pois uma das atribuições da OAB consiste em promover cidadania por meio de advocacia solidária”.

Participaram junto com Alves no atendimento à população os advogados Adriel Pedroso dos Reis e Hidelbrando Mendes. A OAB/RO contou ainda com o apoio da CAARO para participar deste evento.

Parceiros
Para realizar a terceira edição do TRT Comunidade, além da OAB/RO, o TRT contou com a parceria de órgãos e entidades, tais como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTe), Receita Federal, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Secretaria de Estado de Ação Social de Rondônia (Seas), Defensoria Pública e Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, além da Associação dos Magistrados do Trabalho da 14ª Região (Amatra14) e o Sindicato dos Servidores da JT de Rondônia e Acre (Sinsjustra).

Conforme declarado pelo presidente do TRT, desembargador Ilson Pequeno, durante a Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário Trabalhista, no último dia 21, somente em 2013, os programas de responsabilidade social do Tribunal atenderam mais de 24 mil pessoas nos estados de Rondônia e Acre, incluindo o TRT Comunidade.