Página Inicial / Advogada de Rondônia é nomeada membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, nomeou, a advogada rondoniense Iriane Lopes de Morais para compor a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, através do Provimento n.115/2007 e a Portaria n. 111/2019, para a Gestão 2019/2022. A advogada já atua institucionalmente no Sistema OAB desde que recebeu sua credencial, na Comissão da Jovem Advocacia da OAB Ariquemes, bem como faz parte das ações do projeto social OABzinho e preside a Comissão de Cultura e Eventos da Subseção.

Iriane Morais atribui a indicação à comissão nacional em função de seu trabalho de conclusão do curso de Direito. “Minha monografia teve como inspiração meus avós e tantas outras pessoas idosas que sofrem com abandono de seus parentes nessa fase da vida. Ele teve o tema: A responsabilidade civil dos filhos em relação aos pais idosos e o abandono afetivo”.

Como membro da comissão nacional, a advogada fala que pretende apoiar os trabalhos e atuar de forma a colaborar com aqueles necessitam de um atendimento e olhar especial “Muitos são os casos de desrespeito aos direitos da pessoa idosa, espero auxiliar de forma eficaz e com foco para garantir que esses direitos não sejam violados”.

Boas vindas do sistema OAB
José Alberto Simonetti, secretário-geral da OAB Nacional, conheceu a advogada e dá as boas-vindas à comissão. “A história que nos revela Iriane Lopes demonstra que tudo é possível para aqueles que buscam um ideal. Ela relatou e me fez emocionar com sua trajetória até alcançar a credencial de advogada. Iriane não honra só a classe, mas honra sim a nação brasileira que se reinventa de forma aguerrida todos os dias em busca de cada sonho. Parabéns, Iriane!”

O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, parabeniza a advogada e fala do trabalho voluntário da advocacia no sistema. “O advogado é um profissional com muitas responsabilidades perante a sociedade e à defesa da Constituição Federal. Ao ingressar nas comissões da OAB, ele assume um papel ainda maior de servir ao cidadão, com oportunidade de dar voz às populações vulneráveis. Desejo a Iriane Morais um exercício pleno na defesa dos direitos da pessoa idosa e convido a toda a advocacia a conhecer as diversas comissões e somarem ao Sistema”.

O conselheiro federal Alex Sarkis, que esteve presente na estrega da credencial da advogada, congratulou pela nomeação. “Iriane nos deu uma grande lição de vida. Mesmo diante de uma infinidade de percalços e dificuldades, jamais abaixou a cabeça e sempre lutou. Símbolo de perseverança. Nomeação merecida, que serve de inspiração para muitos no Brasil.

Sobre a nova integrante da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

De origem humilde e de parcos recursos, a advogada conta que era zeladora na Escola Municipal Mário Quintana, em Ariquemes, quando ingressou na faculdade de Direito em 2011 e que por conta de sua atividade profissional, enfrentou todo tipo de preconceito social na época. Para concluir o curso, ela recorreu ao FIES para conseguir arcar com os compromissos.

“Por diversas vezes cheguei à sala de aula com dor no corpo depois de um dia de extrema exaustão física ao faxinar cinco salas de aula. Sofri preconceitos de colegas de trabalho e de professores que diziam ‘“coitada nunca vai passar na OAB”. “Vai limpar chão a vida toda”. Graças à Deus estas palavras nunca me afetavam, pois tinha meus objetivos e tinha Deus ao meu lado. Também realizava um trabalho paralelo, para complementar a renda, trabalhava em cerimonial de festa aos fins de semana”, lembra ela.