Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

08 de Marco – Presidente da OAB de Buritis fala da atuação da mulher no mundo jurídico

Página Inicial / 08 de Marco – Presidente da OAB de Buritis fala da atuação da mulher no mundo jurídico

Ledi Buth, Presidente da Subseção de Buritis

Ledi Buth, Presidente da Subseção de Buritis

As mulheres foram ganhando espaço no mundo jurídico, do zero a quase um terço dos profissionais atuantes em 114 anos. Esse é o balanço que se faz da trajetória feminina no mundo do Direito desde que, pela primeira vez, uma mulher estreou em um tribunal no Brasil, pontua a Presidente da Subseção de Buritis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Ledi Buth.

Era o ano de 1899 quando Myrthes Gomes de Campos causou sensação na imprensa e na sociedade carioca por defender no Tribunal do Júri um homem acusado de agredir outro com golpes de navalha. Desde então, a participação das mulheres como operadoras do Direito passou de 0% durante a primeira década do século 20 para 2,3%, nos anos de 1960, e 11%, nos anos 90, chegando a 30%, no fim da primeira década deste século, de acordo com estatísticas do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais.

Para Ledi Buth, a participação da mulher é fundamental em todos os campos de atuação e elas cada vez mais ampliam seu universo profissional. E não surpreende que na advocacia a atuação da mulher ganhe ainda mais relevância e proeminência, sobretudo em ações cuja sensibilidade é mais exigida, o que enriquece sua imensa capacidade de desenvolver com maestria qualquer atividade nos muitos campos do Direito.

Historicamente dominada pelos homens, a advocacia foi definitivamente conquistada pelo sexo feminino. “Essa tendência é perceptível na área do Direito. É um orgulho e certamente muito libertador saber que foram superadas as questões de gênero em nossa profissão”, destaca Ledi.

Apesar do crescente número de mulheres que exercem a advocacia, ainda existe um certo preconceito, porém Ledi garante que nunca sofreu preconceito nem discriminção por parte dos colegas advogados de Buritis, pelo contrário, foi a convite da maioria deles que aceitou o desafio de presidir a Subseção, e segundo ela, é com o apoio deles que ocupa um cargo de grande responsabilidade e representatividade para a advocacia.

“É certo que a discriminação contra a mulher ainda existe, mas deve ser ignorada, pois todas tem um potencial e só depende de cada uma perseguir seu ideal, ter determinação, coragem e muita fé, que a meta certamente será alcançada”, enfatizou Ledi Buth.

Para finalizar Ledi Buth, fez questão de deixar uma mensagem a todas as Mulheres Advogadas de Rondônia:

“Mulher, nunca se deixe abater por situações, por vezes, constrangedoras e humilhantes, porque, por mais doloroso que seja o processo, há sempre um lado positivo, fazendo com que todas as mulheres fiquem mais fortes emocionalmente e possam lutar para fazer valer seus direitos de igualdade emanados da Carta Magna, e possam ajudar outras mulheres que, às vezes fragilizadas, se abatem com facilidade e não buscam seus direitos de cidadã”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone