Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade

Página Inicial / OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade

Ouça a versão em áudio

A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira(02), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Rio de Janeiro.

Entre as instituições pesquisadas juntamente com a Ordem, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%.

“Vejo esse índice como um grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia. É também uma grande responsabilidade para a Ordem, que não pode se afastar dos seus princípios e deve seguir firme no papel de defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e da democracia”, avalia Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

Elton Assis, presidente da OAB Rondônia, reforça que o papel vigilante da Ordem tem sido defendido com galhardia por advogados abnegados que optam por dedicar parte do seu tempo em servir a OAB, “uma causa nobre e que só engrandece a nossa advocacia que abraça com entusiasmo a causa em defesa da igualdade social, da democracia e da cidadania”.

O presidente da OAB Rondônia destaca, especialmente, as grandes conquistas defendidas ou encampadas pela OAB que promoveram mudanças significativas no país, como:  a campanha “Diretas Já”; a “Lei do Ficha Limpa”; o fim dos investimentos de empresas em campanhas eleitorais; a aprovação do pacote com as “10 Medidas contra a Corrupção”; as conquistas em defesa da livre manifestação, liberdade de expressão, entre outras.

“Dentro de nossa realidade devemos sempre lembrar da presença da OAB quando da elaboração da Constituição Estadual de Rondônia; atos em defesa de eleições limpas nas campanhas eleitorais, e mais recentemente, as campanhas e ações promovidas pela OAB/RO na luta para maior dignidade, igualdade de direitos e assistência às mulheres vítimas de violência”, ressalta Assis.

O estudo aponta que, entre os poderes da República, o Judiciário tem o maior índice de confiança da população, com 52%, à frente do Poder Executivo, que pontua 34%, e do Legislativo, com 19%. Para a sociedade o Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, com índice de 33%.

A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.

 

Com informações da AMB e  OAB Nacional

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone