Justiça Federal abre vagas para formação de conciliadores

Página Inicial / Justiça Federal abre vagas para formação de conciliadores

A Justiça Federal de Rondônia abriu processo seletivo de voluntários para o curso de formação de conciliadores para a Seção Judiciária de Rondônia, com prestação de serviço em Porto Velho. Ao todo, a seleção deve classificar 25 voluntários. O trabalho voluntário conta como tempo de atividade jurídica, além da inclusão do nome do conciliador no banco de dados do Cadastro Nacional de Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

As inscrições podem ser feitas até terça-feira, dia 04 de outubro, através de solicitação enviada para o e-mail [email protected] ou diretamente no Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal – Cejuc/RO, situado na Avenida Presidente Dutra, 2203, bairro Baixa da União (Sede da Justiça Federal) em Porto Velho.

No ato da inscrição, o candidato deve estar portando a ficha de inscrição, que está disponível na internet – através do site www.jfro.jus.br, além de cópia do diploma ou do certificado de conclusão do curso; cópia do RG, CPF e título de eleitor; comprovante de residência e certidões das distribuições criminais das Justiças Estadual e Federal do local de domicílio do candidato.

É necessário também que o interessado apresente um Termo de Adesão e compromisso de prestação de serviço voluntário por, no mínimo, 16 horas mensais durante um ano. A lista de classificados para participar da primeira etapa do curso de capacitação (modulo teórico-prático) será divulgada até o dia 07 de outubro. Após a conclusão do curso de capacitação e da atividade prática supervisionada, haverá a avaliação individual do candidato, quando será considerado está apto ou não.

O conciliador atuará na solução consensual de conflitos, mediante realização de sessões e audiências de conciliação com o objetivo de auxiliar e estimular a resolução amistosa do conflito judicial, facilitando o entendimento entre as partes. Ficam impedidos, pelo prazo de um ano, contado da última audiência em que atuou como conciliador, de prestar serviços profissionais, de qualquer natureza, aos envolvidos em processo de conciliação sob sua condução.

Confira aqui o edital.

Fonte da Notícia: Ascom TRF1 - Seção Rondônia