Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Tribunal de Justiça de Rondônia atende pleitos da OAB para retorno das atividades presenciais

Página Inicial / Tribunal de Justiça de Rondônia atende pleitos da OAB para retorno das atividades presenciais

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) publicou, na sexta-feira (25), em seu Diário da Justiça, o Ato Conjunto 20/2020, que dispõe sobre o Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, com as medidas de proteção para a não propagação do coronavírus. Dentre os pontos elencados, o egrégio atendeu a importantes sugestões da OAB Rondônia.

 Secretaria Virtual

A seccional da Ordem sugeriu a criação de salas de secretaria virtual em todas as unidades do Sistema Judiciário, nos moldes da Justiça do Trabalho, com atendimento através da Plataforma Google Meet, nos horários de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e 16h às 18h, sem prejuízo do atendimento da secretaria presencial, que foi acolhido pelo egrégio.

Outras situações

A possibilidade de membros da advocacia firmar auto declaração escrita indicando que se enquadram no “grupo de risco”, se for o caso, a ser apresentada sempre que necessário para justificar sua impossibilidade de comparecer presencialmente nos prédios da Justiça para acompanhamento de ato processual a ser praticado, eximindo-o de ônus ou prejuízos foi o primeiro destaque da Seccional ao TJ.

Caso um advogado, parte e/ou testemunha sejam impedidos de ingressar no prédio em razão de apresentarem sintomas típicos da covid-19; foi acatado o pedido de que o fato seja imediatamente comunicado ao magistrado do juízo para o qual os mesmos estavam se dirigindo, servindo como justificativa idônea para suas ausências, resguardando-lhes direito de não sofrerem prejuízo pelo não comparecimento motivado.

Diante da previsão de que quem não se submeter ao uso de máscara e distanciamento, seja usuário interno ou externo, possa vir a ser retirado pela segurança do prédio; foi solicitado e recebeu previsão de que, no caso de retirada de advogado, a OAB seja imediatamente comunicada do ocorrido para acompanhamento do ato, visando resguardar direitos e prerrogativas.

Dentro do Poder Judiciário, há a previsão de que, no caso de audiências e sessões de julgamentos designadas para processos físicos, os advogados podem requerer acesso aos autos mediante digitalização. Caso haja essa disponibilização dos autos físicos digitalizados, a OAB Rondônia solicitou e obtive previsão de que o fato deverá ser certificado nos autos, contendo a data da efetiva disponibilização da digitalização ao usuário, para resguardar contagem de eventual prazo.

Na proposta original, havia previsão de que advogados, partes e testemunhas deveriam aguardar no corredor do fórum para serem atendidos. Foi pedido e autorizado que tais pessoas aguardem na sala de espera para serem atendidos, respeitado o distanciamento mínimo recomendado.

E ainda, foi autorizada a manutenção do levantamento de valores para alvarás de forma eletrônica em todas as etapas do plano e não só em momentos de lockdown, como previsto anteriormente.

“Nossa contribuição visa apoiar a construção de um ato normativo democrático, seguro e eficiente, em prol da retomada de funcionamento do Poder Judiciário de forma tranquila e com ganhos para a efetividade da tutela jurisdicional. Assim, ficamos satisfeitos com a parceria do Tribunal no atendimento desses pleitos”, explicou o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Ana Flávia responsável

69 3217-2112 telefone
Luana Maia,Daniele Matos responsáveis

69 3217-2108 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Jaqueline Freitas responsável

69 3217-2114 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ana Cristina,Taciana Guzman,Maria Odete,Queli Cristina responsáveis

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Khenia Medeiros responsável

69 3217-2103 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2101 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2100 telefone
Leandra Nomerg responsável

Jessica Delai,Daniele Matos responsáveis

69 3217-2124 telefone
Daniel Nevony responsável

69 3217-2121 telefone
Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Jane Paulino responsáveis

69 3217-2123 telefone