Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TJRO desburocratiza e implanta Alvará Digital para advogados: “Agora basta alguns cliques do juiz e os honorários já estarão liberados”

Página Inicial / TJRO desburocratiza e implanta Alvará Digital para advogados: “Agora basta alguns cliques do juiz e os honorários já estarão liberados”

Um dia histórico para a advocacia de Rondônia. A partir desta quinta-feira, 4 de agosto, com apenas alguns cliques do juiz a advocacia e partes já terão valores creditados nas contas indicadas no processo. Essa é uma antiga demanda da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia que resultou na entrada em funcionamento do Alvará Digital.

Em reunião na sede do TJRO, na terça-feira (3), o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, foi recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que lhe apresentou a nova funcionalidade que passará ser usada por todas as unidades do Tribunal, desburocratizando e garantindo agilidade no pagamento de alvarás.

O presidente do TJRO explicou que a solução foi possível graças a cooperação do Judiciário com a Caixa e destacou o empenho de sua gestão em garantir medidas que aperfeiçoem os serviços prestados pelo Poder Judiciário rondoniense e os constantes investimentos em inovação. “O alvará foi feito para facilitar e agilizar essa transição que existia entre reconhecer o direito e efetivamente receber o dinheiro”, pontuou.

Márcio Nogueira lembrou que este era um antigo pleito da Ordem, que teve início ainda na gestão do presidente Andrey Cavalcante. “É um modo fácil e ágil de tornar concreta a jurisdição plasmada numa decisão judicial. É dinheiro na conta com facilidade. E esse é um passo importante porque demonstra uma visão da gestão do Tribunal de olhar para o usuário do Sistema de Justiça”, destacou o líder da advocacia rondoniense.

O Alvará Digital é uma funcionalidade desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação do TJRO que facilita o levantamento de valores de créditos percebidos no processo eletrônico. A ferramenta, que está funcionando desde o ano passado em unidades-piloto, foi aperfeiçoada e, agora, expandida a todas as varas interligadas à Central de Processos Eletrônicos (CPE). A apresentação técnica sobre o funcionamento, acompanhada pelo presidente da Ordem, Márcio Nogueira, foi conduzida pelo analista de sistemas Marco Aurélio Shibayama, que mostrou como o sistema detém o controle dos valores a serem recebidos e permite a liberação do valor junto à instituição financeira cadastrada, no caso, a Caixa Econômica Federal, mediante autorização do magistrado, tudo de forma on-line em consonância com o PJe.

A ferramenta contém campos expressos para inserção dos dados bancários, em sua maioria são lacunas preenchidas automaticamente, acionadas por cliques do executor. Após elaboração da minuta, contendo o Alvará Eletrônico, será salva e encaminhada para assinatura do magistrado. Somente após a assinatura do Juiz que a Ordem Bancária será enviada à Caixa Econômica Federal.

Durante a reunião, o presidente Marcos Alaor Diniz Grangeia também mencionou outros investimentos que contribuem com o trabalho dos advogados. Somente o Processo Judicial Eletrônico teve mais de 600 facilidades desenvolvidas. Além disso, o Tribunal lançou este ano um aplicativo que tem entre serviços disponíveis, consulta processual, acesso ao Diário da Justiça e Central de Processos Eletrônicos.

Márcio Nogueira elogiou a iniciativa do TJRO, destacando ser significativo o lançamento desta funcionalidade em agosto, mês em que se comemora o dia do Advogado, do Magistrado e dos cursos jurídicos no Brasil. “Para a advocacia é uma mudança substancial”, disse, ressaltando ser uma reivindicação antiga da Ordem.

Participaram da reunião o desembargador Hiram Marques e os juízes auxiliares da presidência, Rinaldo Forti, Guilherme Baldan e Ilisir Bueno.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2112 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Everton Oliveira (social mídia),João Antônio Alves (videomaker),Geovana França (estagiária) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué,Matheus responsáveis

Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Luana Maia responsáveis

69 3217-2123 telefone