Página Inicial / Seccional ministra palestra sobre direitos humanos durante curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros

Palestra foi realizada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO, Esequiel Roque do Espírito Santo

Esequiel com membros do Corpo de Bombeiros, durante curso de formação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou, durante o fim de semana, do curso de formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia. A entidade foi representada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Esequiel Roque do Espírito Santo, que ministrou uma palestra sobre a temática dos direitos humanos e o papel dos órgãos que fazem parte do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressalta que a proteção dos direitos humanos é matéria fundamental para a OAB/RO. “Quero aqui parabenizar a nossa comissão que sempre atua em diversos casos, buscando a defesa dos direitos humanos. Isso sempre é feito abordando as realidades e discutindo ideias e propostas para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e sociedade, no caso, as pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.

Durante a palestra, Esequiel defendeu a desmistificação e descriminalização da temática dos direitos humanos. “Nós procuramos esclarecer que os direitos humanos não possuem partido, cor, religião, ou ideologia. Mas, que o papel dos defensores de direitos humanos é a garantia da dignidade da pessoa humana e o cumprimento dos direitos elencados na Convenção Americana de Direitos Humanos e em todos os tratados internacionais”, contou.

Esequiel ainda salientou que a Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão de Direitos Humanos, tem atuado em várias ações e campos sociais, não restringindo seu trabalho no sistema prisional. “Nós atuamos em defesa de pessoas em vulnerabilidade em hospitais, abrigos, tribos indígenas e em vários outros espaços sociais onde os direitos são violados”, explicou.