OAB/RO habilita 50 novos advogados durante última solenidade do ano

Página Inicial / OAB/RO habilita 50 novos advogados durante última solenidade do ano

Última solenidade no ano habilitou 50 novos advogados

Novos profissionais prestam o compromisso

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na última segunda-feira (12), a última sessão solene de entrega de credenciais aos novos advogados de 2016. A cerimônia conduzida pelo presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, habilitou 50 novos advogados e um estagiário em Direito.

Andrey Cavalcante deu boas-vindas aos novos inscritos na OAB/RO e desejou sucesso na nova etapa profissional. “Inicialmente parabenizo a todos pela aprovação no Exame de Ordem, que cumpre sua finalidade de selecionar os mais habilitados ao exercício da profissão. Não temam as mudanças e, principalmente, não temam promove-las. Os Senhores serão advogados para defender o Estado de Direito, a democracia, a cidadania, a tradição dos direitos humanos e a dignidade”.

O presidente da OAB Rondônia também enfatizou que os novos profissionais devem primar pela defesa intransigente das prerrogativas profissionais e da valorização dos advogados. “A advocacia não é apenas um ofício ou meio de vida. É, sobretudo, um ideal. Um ideal de liberdade e justiça. As novidades e desafios estão lançados, mas não haverá sucesso se não exercitarmos a ética e a preocupação cívica, engrandecendo nossa OAB, respeitando nosso Estatuto, e vigilantes às tentativas de diminuírem a justiça e a democracia”.

Ent. cart. 121216 (24)Ao saudar os novos profissionais, o presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Felipe Gurjão, desejou boa sorte na nova caminhada e convidou os advogados a conhecerem e integrarem as Comissões da OAB. “Para o advogado iniciante existem dificuldades, mas não se desesperem, aqui vocês tem uma casa, que é a OAB, que tem dado grande apoio ao jovem advogado. Sintam-se à vontade de estarem aqui dentro, de participar, pois, estaremos aqui para recepcioná-los e ajudá-los no que for necessário. Pautem sempre a vida profissional de forma ética e digna”.

Patrono da turma que recebeu as credenciais, o advogado e membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, Diego Vasconcelos, ressaltou que os novos advogados devem lutar pela ética e trabalhar contra a corrupção, que vem tomando conta da política no país. “Nossa profissão é essencial para a ordem jurídica. Temos que atuar na luta pela justiça, sendo instrumentos da cidadania e da democracia, ainda mais em tempos tão difíceis em que a ética está cada vez mais deixada de lado. E é essa mesma ética que deve nortear nossas ações contra a corrupção, mal que tomou conta de grande parte da política do nosso país”.

Representando todos os demais que receberam a credencial, o novo advogado Eliel Soeiro Soares destacou o esforço e apoio da família, durante os anos do curso, e falou da alegria de passar a integrar uma instituição renomada como a OAB. “Estar hoje aqui prestando este compromisso é o reconhecimento do nosso próprio esforço. A partir de agora assumimos o importante papel de contribuir para o fortalecimento da Ordem, da justiça e da sociedade”.

Finalizando a solenidade, a vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Seccional (CDP), Maracélia Oliveira, parabenizou os novos advogados e pediu que atuem com a responsabilidade pela justiça social, mas acima de tudo pela carreira que agora passam a integrar. “O advogado representa o cidadão na busca dos direitos. Não abdiquem do exercício pleno das prerrogativas profissionais. Conclamo os senhores para atuar em nossa Comissão, para que juntos consigamos manter a advocacia no patamar merecido: o de verdadeira e essencial profissão para a administração da justiça”.

Também participaram da solenidade os secretários geral e adjunto, Márcio Nogueira e Eurico Montenegro Neto; o diretor tesoureiro Fernando Maia; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Tadeu Aguiar Neto; o vice-presidente da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), Michel Mesquita; a juíza titular da 1ª Vara de Execuções Fiscais e Cartas Precatórias Cíveis de Porto Velho, Fabíola Cristina Inocêncio, representantes de Comissões da OAB/RO, vários advogados, familiares e amigos dos novos advogados.

Advogada Vanessa Rocha da Silva

Advogada Vanessa Rocha da Silva ao receber a credencial

Sensação de dever cumprido
Natural de Porto Velho, a nova advogada Vanessa Rocha da Silva, de 26 anos, contou que receber a credencial da OAB/RO foi um momento ímpar na sua vida. Uma realização pessoal. “Fiquei muito feliz, porque foi a realização de um dos meus objetivos. Agora pretendo atuar no Direito Trabalhista. Quero fazer parte da equipe de um grande escritório de advocacia, para depois, quem sabe, abrir meu próprio escritório”, afirmou a nova profissional que quer trabalhar na capital rondoniense.

Sessão de Acolhimento
Antes de receberem a credencial, os novos profissionais da advocacia participaram da programação da Sessão de Acolhimento, promovida pela Caja, que teve início na manhã de segunda-feira (12), às 8h, com visitas aos órgãos do Poder Judiciário, familiarizando os novos advogados. Na parte da tarde, foram ministradas palestras e em seguida realizada a apresentação da estrutura da sede da OAB/RO e da Caaro, com sorteio de livros e coffee break.

Veja a galeria de imagens.