OAB/RO prestigia entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda no Conselho Federal

Página Inicial / OAB/RO prestigia entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda no Conselho Federal

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) prestigiou, na última quarta-feira (30), a cerimônia para entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda, que certificou 161 Instituições de Ensino Superior de todo o país. Na oportunidade a Universidade Federal de Rondônia (Unir) recebeu o selo para o curso de Direito. A Seccional foi representada pelos conselheiros federais Andrey Cavalcante, Alex Sarkis e o presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RO, Bruno Valverde, que também é professor da Universidade.

O selo é entregue anualmente aos cursos de Direito que segundo critérios estabelecidos pela OAB, são recomendados e atestados pela entidade. Em sua 6ª edição, a cerimônia agraciou 160 cursos de Direito do Brasil, no universo de mais de 1300 cursos em funcionamento atualmente no país. O título também leva em conta a aprovação de alunos no Exame de Ordem e o seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, destaca que “a conquista do Selo de Qualidade OAB Recomenda é resultado do compromisso institucional da Universidade Federal de Rondônia com a excelência acadêmica, não só pelo quadro de professores capacitados que dispõe, mas também, com a qualidade dos profissionais que forma. Parabenizo a Unir por essa importante conquista”, ressaltou Assis.

Para Andrey Cavalcante a entrega do selo é um momento de profunda importância para o futuro do Estado Democrático de Direito. “A avaliação dos cursos, empreende esforços para a melhoria da qualidade do ensino jurídico e o aperfeiçoamento dos que irão exercer o Estado de Direito na prática. Parabéns ao CFOAB pela iniciativa, pois o título não é contra faculdades que não o recebem, e sim, um estímulo para que todos possam um dia recebê-lo”, afirmou.

Alex Sarkis comentou ser entusiasta do selo de qualidade e parabenizou a OAB. “A proliferação irresponsável do curso de Direito, colocou os estudantes em faculdades que jamais poderiam ter sido abertas ou assim permanecido. Enquanto se discute desnecessariamente a óbvia necessidade de controle mínimo no ingresso da advocacia como proteção aos cidadãos, os esforços deveriam ser todos concentrados no aprimoramento dos cursos existentes onde muitos representam verdadeiros estelionatos para os estudantes. Parabéns mais uma vez a OAB por cumprir com sua essência constitucional”, frisou.

Segundo Bruno Valverde que também é vice- chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Unir, a conquista é da sociedade rondoniense e da comunidade jurídica local, pois mostra como o trabalho vem sendo realizado de forma séria e eficaz em prol de uma sociedade justa e humanista. “A vitória é dos alunos, técnicos e docentes da universidade que através de um árduo esforço fazem do curso de Direito um êxito”, disse.