OAB/RO participa da II Caravana em favor da BR 319

Página Inicial / OAB/RO participa da II Caravana em favor da BR 319

Ouça a versão em áudio

Em uma ação conjunta das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas, de Rondônia, de Roraima e do Acre, ocorreu a II Caravana em favor da BR 319 e do Direito de Ir e Vir, com o objetivo de debater a viabilidade da recuperação da BR 319, a importância da rodovia para a Região Norte e o desenvolvimento que a estrada pode proporcionar para os quatro estados.

A Caravana saiu da cidade de Manaus com destino à Humaitá, onde ocorreu uma audiência pública na Câmara de Vereadores, com participação de autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada, do 1º Batalhão de Infantaria e Selva e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM).

Durante a audiência pública, o presidente do CREA-AM, Afonso Lins, fez uma explanação técnica quanto à viabilidade do projeto de recuperação da BR 319, bem como a ausência de impactos ambientais, considerando que a estrada já existe e que as terras que margeiam a rodovia não são propícias para agropecuária. Ao final, foi assinada uma carta que será enviada para o presidente da República, Jair Bolsonaro, solicitando o andamento do projeto.

“Neste momento que o mundo está olhando para Amazônia, é importante focar também nas pessoas que vivem nesta região e promover o desenvolvimento sustentável concomitantemente com a preservação ambiental. A Seccional Rondônia irá empenhar todos os esforços para viabilizar a recuperação da BR 319”, afirma o presidente da OAB/RO, Elton Assis.

A secretária-geral adjunta da OAB/RO ressalta que a Caravana foi um evento importante para o avanço do projeto de pavimentação da BR 319, “ligando todo o Norte do Brasil de uma maneira bem mais fácil”. Ela também fala esta é uma luta de todos os estados da Região. “A Seccional Rondônia está empenhada e irmanada com os irmãos amazonenses, acrianos e roraimenses para que a rodovia seja novamente aberta e com condições de trafegabilidade”.

O conselheiro federal por Rondônia, Juacy Loura Júnior, salienta a relevância da iniciativa das Seccionais, sobretudo pelo objetivo, que é a recuperação da BR 319, via tão importante para o desenvolvimento da região. “As Seccionais envolvidas estão de parabéns por pensarem no coletivo e tenho certeza que o pleito tem o apoio do Conselho Federal. Fiquei honrado em participar da audiência pública e saber mais sobre a BR 319”.