OAB presente no 2º Curso Nacional de Capacitação dos Multiplicadores do PJe

Página Inicial / OAB presente no 2º Curso Nacional de Capacitação dos Multiplicadores do PJe

Felippe Pestana ministrou a palestra Legislação aplicada ao Processo Eletrônico

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou do 2º Curso Nacional de Capacitação dos Multiplicadores do PJe e Encontro de Presidentes de Tecnologia de Informação da OAB, realizado na última semana em Brasília. Operadores do Processo Judicial Eletrônico (PJe) de todo o país estiveram na capital federal participando do evento.

Tanto o curso de multiplicadores como o encontro de presidentes das áreas de tecnologia da informação são realizações da Escola Nacional da Advocacia (ENA) em parceria com a Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB.

No Encontro, os multiplicadores trataram sobre especificações mínimas de computador para suportar rodar a ferramenta do PJe, aparelhos de scanner com alimentador automático compatíveis, velocidade mínima necessárias de internet, auxílio do uso simultâneo de dois monitores de vídeo, compatibilidade com sistemas operacionais, programas de antivírus, drivers, cadeias certificadoras, entre outros aspectos.

Frederico Preuss Duarte, presidente da Comissão, aponta a crescente necessidade de formar e capacitar multiplicadores do PJe. “Falando com os responsáveis pelo processo eletrônico de cada Seccional da Ordem, temos a nosso favor a organização e a capilaridade do Sistema OAB para difundir conhecimentos tão importantes e necessários, uma vez que a advocacia deve driblar dificuldades para se adaptar a essa nova realidade. Usamos o termo multiplicação do conhecimento porque o que aqui se aprende não fica restrito, permanece sendo repassado”, disse.

O presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Tecnologia da OAB/RO, Felippe Roberto Pestana, foi um dos palestrantes do evento e abordou o tema “Legislação”, com o objetivo de atualizar os advogados sobre a utilização do Processo Judicial eletrônico, principalmente no tocante ao novo CPC. “É com muita honra que cumpro esse chamamento do Conselho Federal e da ENA para ministrar o módulo no Curso Nacional de Capacitadores do PJe, tenho certeza que desenvolvemos ao longo desses dois dias um trabalho de compartilhamento de ideias e sugestões que serão multiplicado nos Estados”.

Fechando o curso, falou o vice-presidente do Fórum Permanente do Processo Judicial Eletrônico da OAB São Paulo, Marcos Cabello. Ele apresentou didaticamente as funcionalidades do navegador PJe do CNJ, abordando também aspectos técnicos como a necessidade de atualização do Java Script.

Com informações do Conselho Federal da OAB