Página Inicial / Nota Pública: Manifestação da diretoria da OAB-RO sobre lista de boicotes e bloqueios em rodovias

A diretoria da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil condenou, na noite desta quinta-feira (3), os bloqueios realizados em rodovias federais e a circulação de lista de “boicotes”, que prejudicam toda a sociedade, por manifestantes que dizem não aceitar o resultado da eleição presidencial. Leia abaixo, na íntegra, a manifestação da diretoria da OAB-RO.

A democracia pressupõe a observância de suas regras e, principalmente, o respeito ao resultado da eleição.

É do jogo eleitoral estar eventualmente insatisfeito com o resultado das urnas. Mas, essas diferenças precisam ser resolvidas em um ambiente democrático institucional, assim como as insurgências quanto a qualquer conduta que se repute ilícita.

A OAB Rondônia manifesta sua ingente preocupação com as investidas autoritárias consistentes em circulação de listas de “boicotes” contra supostos eleitores de determinados candidatos.

As fissuras causadas em nossa sociedade por movimentos dessa natureza espelham uma intolerância que não cabe na cultura democrática brasileira. Não podemos em hipótese alguma nutrir ódio contra nossos semelhantes. Precisamos recordar que a diferença existe e com ela devemos conviver em paz e harmonia.

De igual modo, exortamos àqueles que manifestam insatisfação bloqueando rodovias que cessem prontamente tais condutas. Além de prejudicar o direito de ir e vir e gerar desabastecimento, estão incorrendo em descumprimento de ordem judicial.

Por fim, reafirmamos perante toda a sociedade, assim como todas as instituições envolvidas com o processo eleitoral, que atestamos a lisura, a higidez e a validade do resultado verificado.

As eleições são periódicas e, no curso dos próximos anos, seguiremos nos debates democráticos de modo que, nas próximas eleições, as insatisfações de hoje resultem em mudanças do amanhã.

Agora, o momento é de união de esforços para um Brasil cada vez mais justo e solidário, com desenvolvimento econômico e social à altura de seu povo aguerrido.