Página Inicial / Implementação do curso de iniciação à advocacia, colégio de delegados e reativação da Subcomissão foram as principais ações da Comissão da Jovem Advocacia em 2022

Comissão recebeu grandes nomes da advocacia brasileira e também realizou campanhas para incentivar o jovem advogado a exercer a profissão com ética.

O ano de 2023 será de grandes conquistas para a jovem advocacia rondoniense. Com pelo menos dois grandes eventos já confirmados, a Comissão da Jovem Advocacia está colhendo frutos do trabalho realizado no ano passado.

A presidente da Comissão, Vitória Jeovana, lembra que uma das principais conquistas de 2022 foi a implementação do curso de iniciação à advocacia, realizado sempre após as entregas de credencias. O objetivo é orientar o jovem advogado sobre os primeiros passos na profissão. “Ainda tivemos a reativação da Subcomissão Universitária, que trouxe mais proximidade da Ordem com junto aos acadêmicos de direito, assim como, das instituições de ensino”, diz.

A Subcomissão tem a finalidade de ser um elo essencial para a inserção do estudante de direito dentro da OAB, bem como promover a valorização da advocacia desde a academia. “Acredito que este elo estreita relações com as faculdades e fortalece a nossa classe, oportunizando o acadêmico para que se familiarize com a advocacia”, ressalta a presidente da comissão.

NAAE
A comissão também foi responsável pelo projeto Núcleo de Apoio ao Apenado e Egresso (NAAE), realizado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Essa foi uma conquista que trouxe ao jovem advogado, principalmente aos que almejam atuar na área criminal, uma experiência e um meio de prospectar clientes”, garante.

Cursos e Palestras
Com foco em levar conhecimento e trocar experiências, a Comissão da Jovem Advocacia promoveu cursos e palestras com diversos temas, como: oratória, gestão na advocacia, marketing digital + google ads, atuação e posicionamento do jovem advogado na área criminal, entre outros.

Para os cursos, contou com o conhecimento de renomados advogados, entre eles: Márcio Nogueira (presidente da OAB-RO), Nelson Willians (cônsul honorário da Hungria e colunista da Forbes), Fernanda Marinela (advogada com expertise nacional em direito administrativo), e também alguns convidados que compartilharam suas carreiras profissionais com os jovens advogados. Entre os presentes: Andrey Cavalcante, Elton Assis, Mara Andrade, Diego Vasconcelos.

Conforme a presidente, a comissão trabalhou para incentivar o jovem advogado a exercer a profissão com seriedade frente a advocacia e a sociedade, por meio de diversas ações, como: doação de sangue, cursos preparatórios, workshops, palestras educativas, rodas de conversas, bate-papo com profissionais renomados, eventos e campanhas.

Doação de Sangue
Dentre as várias campanhas, os jovens advogados também colaboraram para ampliar o estoque de bolsas de sangue na Fhemeron. Ao final, foram 80 doações e 64 bolsas de sangue doadas.

Para o presidente Márcio Nogueira, é importante ver o envolvimento da jovem advocacia dentro da Ordem. “A maioria dos advogados ativos é de profissionais com menos de 5 anos. Ou seja, jovem advogado. Dentro da Ordem, eles vão ganhando experiência e conquistando espaços cada vez mais significativos. A Comissão da Jovem Advocacia tem esse papel de ser o suporte que eles precisam. Toda a Comissão está de parabéns pelo trabalho realizado no ano passado”, diz o presidente da OAB-RO.

Colégio de Presidentes em Cacoal
Foram dois dias de encontro e muito debate sobre a jovem advocacia. Os jovens profissionais se reuniram em Cacoal e debateram interiorização, advocacia dativa, anuidade, cláusula de barreira e projeto mentoria.

Planejamento para 2023
De acordo com as metas traçadas para o ano, Vitória Jeovana afirma que a comissão tem como foco a realização da Conferência Estadual de Jovens Advogados e Colégio Nacional de Presidentes da Jovem Advocacia, que acontece em abril.

Além disso, outras ações estarão focadas em trabalhar ações que sejam específicas para cada problemática identificada com os jovens advogados, dividindo por áreas, como financeiro; conhecimento e experiência; petições; dificuldades na operação dos sistemas; dificuldade e controle emocional em audiências ou sustentações.