Página Inicial / Presidente Elton Assis acompanha visita institucional do presidente do STF, Dias Toffoli, à Rondônia

Através de videoconferência, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, visitou na tarde desta sexta-feira (07), o sistema de justiça de Rondônia, para ouvir de seus representantes as questões de cada egrégio, a fim do melhor atendimento jurisdicional. O presidente da OABRO, Elton Assis, participou da reunião e falou dos esforços para que a prestação jurisdicional do estado não seja interrompida durante o período de pandemia.

Dias Toffolli lembrou sua meta, no início da gestão, em conhecer todos os estados até o final no ano, porém com a chegada do isolamento social devido o coronavírus, precisou adaptar as visitas para o sistema virtual. “Quando assumimos a presidência do Supremo, tínhamos muitas questões a serem resolvidas. Então, esse trabalho de diálogo entre todos os ramos da justiça foi fundamental para conseguirmos diversos avanços. Com trabalho, dedicação e competência dos magistrados, magistradas, juízes e sistema de justiça, só nesse período de pandemia, o país julgou 6.927 processos de forma colegiada. Em 2018 foram encerrados mais de 30 milhões de processos no Brasil. Ou seja, o Judiciário brasileiro tem que se orgulhar do seu trabalho. Não há justiça no mundo que julga tantos processos quando aqui”.

Para Elton Assis, a presença do presidente do STF no estado acontece em um momento em que a tormentosa situação mundial exige de todos os seus representantes um espírito comunicativo, cooperativo e criativo. “A necessidade atual é a reunião de esforços para atenuar os efeitos decorrentes dessa doença. É necessário ressaltar a importância do funcionamento da justiça, mesmo nesse período de pandemia, e acompanhar com atenção para que possamos dar a nossa parcela de contribuição para que a justiça em Rondônia efetivamente não pare. O Poder Judiciário rondoniense tem adotado esforços para que a prestação jurisdicional não cesse, com inúmeras medidas para diminuir os reflexos da pandemia. Nós, advogados e advogadas, temos praticado tudo que é possível, para que a justiça alcance todos os cidadãos, indistintamente, superando desafios. Destaco que o Poder Judiciário pode contar com a Ordem dos Advogados do Brasil, sempre, na busca pela melhor forma de superar esses desafios”.

Visita institucional

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Paulo Kiyochi Mori; do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Grangeia; e do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região dos estados de Rondônia e Acre, Osmar João Barneze, foram os anfitriões do encontro, que contou também com a participação do procurador-geral de justiça, Aluildo de Oliveira Leite; do Defensor Público Geral de Rondônia, Hans Lucas Immich; da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Camilla Holanda Mendes da Rocha; da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; da presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto; e do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), Antonio Cesar Coelho de Medeiros Pereira.

4 Dez
14h e 15h