Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso do presidente Márcio Nogueira na abertura da CEAR Mulher

Página Inicial / Discurso do presidente Márcio Nogueira na abertura da CEAR Mulher

Senhoras e senhores.

É com imensa honra que retorno ao Teatro Palácio das Artes para participar da solenidade de abertura da Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense — CEAR Mulher.

Ao iniciar minhas palavras, expresso meu respeito e gratidão às advogadas da OAB Rondônia — que são verdadeiras colunas da justiça, exemplos de coragem e determinação.

Meu especial agradecimento às líderes com quem tenho a honra de compartilhar a direção da OAB-RO: a copresidente Vera Lúcia Paixão, a Secretária-Geral Aline Silva e a Secretária-Geral Adjunta Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes. Nunca na história da nossa institucional tivemos três lideranças femininas no alto escalão da direção da advocacia no estado. A luta não espera. Faz história. E é o que temos feito!

Por meio da Comissão da Mulher Advogada, liderada por Vanessa Michele Esber Serrate, estendo meu reconhecimento a todas as mulheres que fazem parte das mais de 80 comissões temáticas de nossa Seccional – em que metade de suas dirigentes são mulheres e a outra metade, homens. Paridade de gênero não privilégio, é reparação histórica, é ordem de justiça!

Cumprimento e agradeço cada uma de nossas 30 conselheiras estaduais e federais, líderes de subseções – faço uma pausa para citar, nominalmente, essas mulheres que comandam a advocacia no interior.

Cumprimento e parabenizo as Presidentes das Subseções: 1. De Ariquenes, Helena Maria Debowski; 2. De Espigão do Oeste, presidida por Elisabete Balbinot, e com vice-presidente Lívia Grasiela da Silva Santos Klitzke; 3. De Ouro Preto do Oeste, liderada por Cláudia Fidelis; 4. De Presidente Médici, sob o comando de Sara Géssica Melocra; 5. De São Francisco do Guarapoé, dirigida por Glenda Estela de Araújo, com sua vice, Ozana Sotelle de Souza; De São Miguel do Guaraporé, com a presidente Fernanda Nascimento Nogueira de Almeida.

Também registro minha admiração e agradecimento a nossas dirigentes da Caixa de Assistência da Advocacia, do Tribunal de Ética e Disciplina, da Escola Superior de Advocacia, às servidoras do Sistema de Justiça e às funcionárias da OAB.

Reitero meu agradecimento especial à nossa palestrante, Dra. Cíntia Chagas, cuja expertise e eloquência em comunicação e educação irão enriquecer nosso evento.

A todas vocês, minha eterna gratidão!

Hoje, diante da conferência da advocacia rondoniense, convoco-nos a uma reflexão sob a égide de preceitos fundamentais que regem nossa conduta e nosso propósito.

No coração de nossa Constituição e na Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Mulher, repousa a verdade inalienável de nossa igualdade essencial — um princípio que não distingue gênero, raça ou credo, e nos impele a praticar a fraternidade em nossa jornada.

“Todos são iguais perante a lei”, proclama o Art. 5º, que também consagra a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade. Especialmente, sublinha-se a igualdade de homens e mulheres perante a nossa Carta Magna — um pilar que sustenta nossa luta incessante por justiça e equidade. Igualdade que inclui, além do gênero, as pluralidades de raça, religião, credo, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, entre tantas outras!

Em consonância, o art. 133 de nossa Constituição eleva a advocacia à indispensabilidade na administração da justiça, reiterando nossa inviolabilidade dos atos e manifestações inerentes ao exercício da profissão.

Esta é uma lembrança do peso da responsabilidade que carregamos, e do respeito que devemos exigir e praticar, não apenas como advogados, mas como pilares da justiça.

Neste caminho, a OAB Rondônia é o nosso chão sagrado, onde a luta pela igualdade, pelo acesso à Justiça e pelo direito à vida em plural é a nossa Ordem-maior.

Caros e caras, a OAB Rondônia, no último 18 de fevereiro, completou 50 anos! Cinco décadas de história!

História que, em 1974, tivemos a única mulher presente na fundação da OAB-RO, a saudosa Salma Roumie, que nos deixou mais do que um legado; nos ensinou um caminho.

Isso me fazer lembrar quando Guimarães Rosa, em descreve o sentimento de Riobaldo por Diadorim em Grande Sertões Veredas. Diz ele: “Diadorim deixou de ser nome e virou sentimento meu”.

Para a advocacia rondoniense, mulheres que marcaram nossa história, assim como a pioneira Salma Roumie, deixam de ser apenas nomes, viram sentimento nosso. Sentimento de justiça, de ética, de igualdade!

Portanto, a Medalha Salma Roumie — que, nesta solenidade, consagra suas discípulas contemporâneas, outras mulheres advogadas vanguardistas assim como ela – consagra a memória de uma pioneira cuja trajetória é o nosso guia.

Nossa luta, senhoras e senhores, é para superar o pioneirismo feminino em tantas frentes; e, para isso, é necessário eternizar das ancestrais que revivem aqui, hoje, em cada uma de vocês.

Aqui, sonhamos. Sonhamos com um mundo onde a igualdade seja a norma, não a exceção. Um mundo onde cada mulher — dentro ou fora das fronteiras de nosso estado — possa se erguer, livre, forte, respeitada.

Imaginemos uma advocacia onde a liderança feminina não seja excepcionalidade, mas ordinária, corriqueira.

Como afirma a saudosa Bertha Luz: “Recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é denegar justiça a metade da população”.

Em Rondônia, este mundo, esta advocacia militante pela igualdade, começa a se desenhar: seis de nossas 18 subseções são presididas por mulheres, refletindo não apenas uma mudança, mas, sobretudo, a representatividade feminina o pulso e o punho intensos e erguidos.

Neste cenário ideal, cada lista enviada aos tribunais para o quinto constitucional ressoa com igualdade. Utopia hoje, carne e osso amanhã. A OAB elegeu uma lista memorável formada por cinco mulheres e um homem.

Emplacamos a advogada Rebeca Moreno, nossa conterrânea, na lista tríplice para compor o TRF 1. Continuemos firmes para conquistar uma advogada rondoniense neste Tribunal! A luta não termina aqui. Contem com o meu compromisso permanente em prol dessa causa!

Emplacamos duas mulheres brilhantes, as advogadas Letícia Botelho e Márcia Oliveira, que aguardam a nomeação para o TRE-RO.

Márcia, uma mulher negra, simboliza o que Ângela Davis, grande filósofa e ativista antirracista, afirma: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”

Rondônia se movimenta, e se orgulha! Nós avançamos juntos!

Visualizemos um Tribunal de Ética e Disciplina com triplo comando feminino — um pioneirismo no Brasil que a OAB Rondônia mantém com orgulho. Somos o único Tribunal de Ética e Disciplina em todo o Brasil, em todo o Sistema OAB – com Alessandra Rocha Camelo na presidência; Louise Souza dos Santos Haufes como vice-presidente; e Regiane Teixeira Struckel na secretaria-geral.

Essa é a justiça sonhada, onde a igualdade de gênero permeia todos os níveis de comando e decisão.

Ainda neste que podemos chamar de sonho, a campanha “Advocacia Sem Assédio”, lançada em Ji Paraná, não é apenas uma expectativa, mas uma realidade pela qual lutamos para consolidar, para interiorizar em nós – aqui, em Porto Velho, e em Guarajá-Mirim.

Foi nesse caminho — no que podemos chamar de sonho-ação — que a OAB Rondônia, em diálogo e unidade com a Câmara Municipal de Porto Velho, atuou pela aprovação da lei que obriga bares e barcos a socorrerem mulheres em situação de violência. A violência contra a mulher é uma violação contra a humanidade.

Lutamos por paz, por respeito e por justiça. Nesse cenário, a defesa das prerrogativas das advogadas é um ponto de Justiça, de direito! É a argamassa da democracia.

Já encerrando minha fala, peço que jamais nos esqueçamos: a justiça se veste de coragem!

O episódio da advogada impedida de entrar na Justiça Federal por sua vestimenta é um lembrete das barreiras que ainda enfrentamos. Não se trata apenas de vestimenta, mas do respeito à liberdade individual, profissional e coletivo. A OAB Rondônia levantou-se com ela. E vencemos!

De igual modo, nossa visão para a maternidade na advocacia é de um ambiente que apoie, e não penalize, as advogadas mães.

Por meio do auxílio-maternidade e políticas de suporte, reconhecemos não só a importância da maternidade, mas também o valor dessas profissionais no nosso meio.

E, por fim, sonhemos com uma legislação que, inspirada por nossas iniciativas, protege todas as mulheres de assédio e violência, dentro e fora dos estabelecimentos, de modo que possamos assegurar um futuro em que a segurança não seja um privilégio, mas um direito básico.

Caros e caras colegas, ao sonharmos juntas e juntos, definimos nossa visão para além das limitações de hoje para construir outro Sistema de Justiça possível.

Nossa luta é pelo direito humano à felicidade! Por um direito que traga consigo o desafio de redefinir os papéis há muito tempo impostos, sobretudo por nós, homens; e pelas instituições em geral, que, infelizmente, ainda operam sob uma lógica patriarcal.

A luta pela igualdade de gênero, portanto, não é uma batalha isolada das mulheres, mas uma convocação para reconfigurar os alicerces de nossa sociedade. Precisamos construir isso hoje! A mulher do futuro não será esse homem que estamos tentando – e precisamos – deixar para trás.

Finalizo com um trecho cantado por Tom Zé que diz: “Menina, amanhã de manhã, quando a gente acordar, quero te dizer que a felicidade vai desabar sobre mulheres e homens, vai! Vai desabar sobre todas e todos nós.”

Ele virá, o direito humano à felicidade – pelo qual vocês, minhas colegas, lutam diariamente -, e trará a todas e todos não somente o direito à igualdade plena, mas também à poesia!

Desejo excelente conferência a todas vocês!

A OAB Rondônia são vocês!

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone