Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso do presidente Márcio Nogueira durante entrega de credenciais em Porto Velho

Página Inicial / Discurso do presidente Márcio Nogueira durante entrega de credenciais em Porto Velho

Eu cumprimento aqui conosco o sua

excelência, o desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de

Justiça do Estado de Rondônia, que nos dá o privilégio de ser o nosso paraninfo

da solenidade de hoje. Muito obrigado, desembargador pelo seu desprendimento

nesta reta final de tantos compromissos em que o senhor encerra um mandato no TJ. e inicia outro no TRE, ter conseguido tempo para estar aqui conosco inspirando

a jovem advocacia rondoniense. Cumprimento as autoridades presentes.

Cumprimento aqui a nossa mesa, na pessoa da minha co presidente, na pessoa dela e do meu querido coordenador do colégio presidentes, Roger. Cumprimento a todas e todos aqui presentes,.

 

Meus amigos e minhas amigas, hoje não é um ato

administrativo somente. A gente faz questão de registrar isso. Tem um

abraço, tem humanidade aqui, não é não é protocolar. Hoje é um rito de passagem.

 

A entrega da credencial da OAB marca um instante exato em que o sonho deixa de

ser promessa e passa a ser responsabilidade pública. A partir de hoje, cada uma e cada um de vocês carrega não apenas um número de inscrição, mas um compromisso solene com a Constituição, com a cidadania e com a dignidade da pessoa humana. 

 

É uma responsabilidade e tanto. A advocacia, posso lhes dizer aqui do alto dos 21 anos de prática ininterrupta dela, não é uma profissão confortável. Ela não foi feita, ela não foi feita para agradar, ela foi feita para sustentar direitos, inclusive e sobretudo quando isso é difícil. 

 

Se fosse fácil, o cidadão ia lá e vivia o direito dele. Ele nos chama, nos confia o direito dele, exatamente porque é difícil. A OAB que hoje lhes entrega essas credenciais não é um prédio nem um carimbo. 

 

Esta OAB aqui é uma comunidade de valores. É o espaço onde a advocacia se 

reconhece, se protege, se fortalece. É a instituição que lembra todos os dias que 

sem o advogado não há justiça e sem justiça não há democracia. Por isso, nós aproveitamos também este momento para uma gratidão institucional.

 

É uma honra termos conosco aqui o presidente do Tribunal de Justiça do

Estado de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, que hoje nos prestigia

como paraninfo desta solenidade e que nesta ocasião recebe uma medalha que tem

o nome de um dos fundadores desta casa e foi um advogado destacado, meu querido amigo Nei Luís de Freitas Leal. 

Esta também não é uma homenagem protocolar, assim como o compromisso que vocês prestaram. Aqui nós fazemos um reconhecimento, uma consequência, consequência de uma presidência, desembargador, marcada pelo diálogo respeitoso, pela abertura institucional e pela compreensão madura de que a justiça só se realiza plenamente quando suas instituições caminham juntas. E assim fizemos ao longo destes dois últimos anos. Esse diálogo produziu resultados concretos, resultados que impactam diretamente a advocacia e o acesso do cidadão à justiça. Como disse nossa copresidente, o desembargador aqui também, eu destaco esta grande conquista. 

 

Eu tenho 13 anos de mandatos aqui na ordem e tem, pelo menos nestes 13 anos, a gente lutava desembargador para conseguir essa conquista que o senhor agora foi fundamental para que nós a tenhamos. Então eu destaco a lei estadual recentemente aprovada que corrige uma distorção histórica, a possibilidade de o advogado recorrer para majorar honorários, recolhendo custas apenas sobre o conteúdo econômico do recurso e não sobre o valor total da causa. Muitos colegas tinham honorários arbitrados num valor que não era o determinado pela lei e não recorriam porque o valor era muito alto. Eu cansei de ouvir esse relato de muitos colegas ao longo desses meus 13 anos de ordem. Essa realidade foi transformada graças à sensibilidade do desembargador Raduan Miguel Filho, a quem eu peço uma salva de palmas com este auditório de pé. 

 

Podem ficar à vontade. Isso não é um privilégio. Isso é justiça, é racionalidade do sistema, é valorização da advocacia e é garantia de acesso à justiça. 

 

Queridas novas advogadas e novos advogados, nós vivemos um momento sensível no debate nacional e aqui eu destaco um tema que nos é muito caro sobre direitos do consumidor,  especialmente no setor aéreo. 

 

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a  repercussão geral do tema 1147. Guardem bem esse tema porque ele estará na advocacia de vocês. E aqui é fundamental ser claro. O tema 1147 trata exclusivamente de hipóteses de fortuito externo, eventos como clima severo, fenômenos naturais, fatos absolutamente alheios à atividade das companhias aéreas e não alcança, não pode alcançar hipóteses de fortuito interno, como falhas operacionais, problemas de manutenção, overbooking, desorganização logística. E aqui, permita, desembargador Raduan, dirigir-lhe uma palavra. O Poder Judiciário de Rondônia precisa estar atento a essa distinção. A decisão do STF não autoriza a paralisação automática de todos os processos envolvendo companhias aéreas. 

 

Fazer isso seria ampliar indevidamente o alcance do tema e na prática penalizar o consumidor duas vezes. Eu tenho plena confiança de que nosso judiciário rondoniense seguirá fiel à técnica, a constituição e a proteção do consumidor. 

 

E é aqui que vocês entram, novos advogados e novas advogadas. Vocês ingressam em uma profissão que exige coragem, mas uma coragem técnica e também uma coragem moral. Coragem para enfrentar estruturas poderosas. Coragens para lembrar, coragem para lembrar que o direito existe para proteger pessoas, não planilhas. 

 

Que a credencial que vocês recebem hoje seja mais do que um documento. Que ela seja um símbolo dessa coragem, um símbolo da dignidade e do compromisso ético que cada um de vocês carrega em si. 

 

A OAB Rondônia caminha ao lado de vocês nos momentos fáceis, mas principalmente nos momentos difíceis, porque no fim das contas a justiça começa quando alguém tem coragem de advogar. Muito obrigado.


Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Josué Henrique RESPONSÁVEL responsável

69 69 -3217 telefone
Jane Paulino responsável

Paula Belletti responsável

Kea Alexia responsável

Manoel Bentes responsável

69 69 8-484- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
ANA FLÁVIA,PRISCILA FIAMA responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
PRISCILA FELIPE responsável

Dra. Raianne Fortes ,Dra. Saiera Silva responsáveis

69 69 3-217- telefone
JUCIELMA PALHETA responsável

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

69 3217-2110 telefone
PAULA BELLETTI responsável

69 69 3-217- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
Maike,Daniel,David responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia responsável

69 3217-2123 telefone