Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Desafiar o autoritarismo é dever de cada advogado

Página Inicial / Desafiar o autoritarismo é dever de cada advogado

A recente decisão exarada pelo Ministro Relator, Alexandre de Moraes, na Pet. º 12.100/DF, autuada por prevenção ao Inquérito 4.784/DF (Pet. 10405/DF), fere o direito de defesa dos investigados na operação e ataca a liberdade de atuação profissional da advocacia. Impedir a comunicação entre os investigados e seus patronos é atentar contra os ideais republicanos e democráticos; é silenciar a voz de quem representamos.

Diante das sombras do autoritarismo, é dever da advocacia ser a luz da Justiça: defender a liberdade e o direito de defesa é construir a cidadania com as próprias mãos. A Constituição Cidadã impõe aos advogados e às advogadas o posto de indispensáveis à administração da Justiça. Nossas prerrogativas profissionais são esteios do pacto civilizatório; essenciais para uma prestação jurisdicional efetiva. O direito de defesa é a essência da cidadania. O exercício de nossa profissão deve ser, portanto, protegido. Linguagem agressiva ou depreciativa, menosprezo e comportamentos ofensivos contra advogados e advogadas contradizem os princípios da Justiça.

Devemos nos atentar às práticas que instauram insensibilidades jurídicas — que, inclusive, carecem de amparo legal — quando nos deparamos, por exemplo, com decisões reiteradas que negam o direito à gratuidade da Justiça, ou condicionam a apresentação de comprovante de residência como documento indispensável à propositura da ação. Nesses casos, a cena se repete: angústia e desalento do jurisdicionado em relação aos seus próprios direitos. Devemos identificar a incidência dessas práticas sobre o futuro de uma cidadania plena, ou como vetor que acentua desigualdades em uma população já empobrecida, desprovida de condições básicas para sobreviver.

Na linha de frente, a OAB é o farol que diferencia o justo e a Justiça. Somos a voz que ecoa direitos e justiça. Defendemos a dignidade humana em cada batalha jurídica. Em meio a tantos ataques ao direito de defesa, somos uma profissão de risco. Isso demanda a atenção dos Poderes constituídos para a necessária proteção da advocacia brasileira, e, em consequência, da maior autoridade de nosso trabalho: o cidadão e a cidadã brasileiros. Prerrogativas fortalecidas são a espinha dorsal da advocacia ativa.

A advocacia expressa a visão do cidadão nesse caminho; baliza os avanços,  estanca os retrocessos. Finalizo esta breve reflexão reafirmando que, enquanto Presidente da OAB/RO, seguirei firme na defesa da classe e da cidadania. Continuarei a cumprir nosso dever institucional de garantir uma igualdade de acesso a um Poder Judiciário cada vez mais inclusivo e sensível às demandas da cidadania.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone