Página Inicial / Dedicada e comprometida, Rafaela Ramiro retorna à presidência da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OABRO

A advogada Rafaela Ramiro Pontes Carvalho é novamente nomeada para a presidência da Comissão de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO). Sua trajetória é marcada por uma dedicada atuação em prol da proteção animal, tendo ocupado anteriormente os cargos de secretária adjunta e presidente da comissão.

Rafaela Ramiro atua nas áreas de Licitações e Contratos Administrativos, assim como no Direito do Consumidor, integrando seu conhecimento à sua paixão pela defesa dos direitos dos animais. Seu compromisso é promover o bem-estar animal, articulando políticas públicas para atender às demandas de proteção animal.

“Ao longo de três anos, atuei na Comissão de Seleção e Habilitação e integrei o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor como representante da OABRO. Com essas experiências, pretendo voltar a representar os interesses da comunidade e aprofundar minha atuação na defesa dos direitos dos animais”, destaca Rafaela.

As atribuições da Comissão de Proteção e Defesa Animal incluem atuar como intermediadora de denúncias, promover projetos sociais, idealizar ações para reduzir o abandono de animais e zelar pela vida e bem-estar dos animais. A comissão irá representar junto às autoridades as demandas da causa animal, ressaltando a importância da implementação efetiva das propostas.

Rafaela também enfatiza sua atuação voluntária autônoma, resgatando animais de rua em Porto Velho e encaminhando-os para lares adequados. “A advocacia se torna um instrumento para esclarecer os direitos e deveres em casos de maus-tratos, bem como para efetivar medidas que contribuam para resolver o problema relacionado a maus-tratos aos animais, atuando em conjunto com outros órgãos e grupos ativistas.”

Márcio Nogueira destaca que a decisão de renomear Rafaela Ramiro reflete o reconhecimento de sua atuação diligente e engajada. “Rafaela Ramiro possui um compromisso pessoal com a causa. Ela assumirá a responsabilidade de intermediar denúncias, promover projetos sociais e idealizar ações para reduzir a negligência aos animais”, conclui o presidente da OABRO.