Página Inicial / Comissão Nacional de Direitos Humanos reúne-se em Brasília para traçar plano de ação

Rodolfo Jacarandá, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB realizou nesta quarta-feira (31) a primeira reunião da atual gestão. O colegiado, presidido pelo conselheiro federal Everaldo Patriota, de Alagoas, recebeu a diretoria da Ordem para apresentar o plano de ação para os próximos três anos.

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, elogiou a composição da Comissão, formada por advogados totalmente comprometidos com os direitos humanos. “A Comissão terá trabalho importantíssimo pela frente, por todos os desafios que vivemos em nosso país”, disse. O diretor tesoureiro da Ordem, Antonio Oneildo Ferreira, também compareceu à reunião.

Patriota apresentou a Lamachia o Manual Prático para Atuação em Direitos Humanos, cartilha que traz diretrizes para atendimento. O texto será apresentado à diretoria da Ordem e ao Colégio de Presidentes de Seccionais, sob relatoria de Homero Mafra, do Espírito Santo, que participou da reunião. A conselheira federal Cléa Carpi também esteve presente ao encontro.

Segundo Lamachia, é importante que o manual passe pelo crivo das 27 Seccionais, pois “vivemos momentos de desafio, e a integração é essencial”. “Se Sistema OAB não agir unido, tendo diretriz única, algumas coisas poderão se perder. Ideia de podermos trabalhar com as 27 OABS do país nos dará mais força. Temos que ter a visão que em um somos todos e que em todos seremos um. Se o Sistema OAB funcionar assim, sem dúvidas as metas serão implementadas, com resultado final efetivo”, explicou.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO, Rodolfo Jacarandá, representando a Seccional no ato, reafirma a visão da iniciativa. “É uma oportunidade para defendermos as demandas do estado de Rondônia e de toda região Amazônica no Conselho Federal. É uma forma de fazer a nossa região se sentir representada e encontrar mecanismos para a defesa dos valores e interesses amazônicos contra a violação de direitos humanos que infelizmente ainda são muito comuns em nossa região”, enfatizou.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos é formada ainda pelo vice-presidente José Mauricio Vasconcelos Coqueiro e pelos membros Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, Glen Wilde do Lago Freitas, Herilda Balduíno de Sousa, Luanna Tomaz de Souza, Maurício Silva Pereira, Oscar José Hildebrand, Roberto Gonçalves de Freitas Filho, Rodolfo de Freitas Jacarandá, Cláudio Soares de Oliveira Ferreira e Dálio Zippin Filho.

Com informações do Conselho Federal da OAB.