Comissão das Mulheres Advogadas começa a implantar propostas de campanha

Página Inicial / Comissão das Mulheres Advogadas começa a implantar propostas de campanha

É com enorme satisfação que recebo essa missão de conduzir a Comissão das Mulheres Advogadas e não medirei esforços para representá-las bem”. Com essas palavras a nova Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Elda Luciana de Oliveira Melo, resume sua satisfação em ter sido designada pelo Presidente da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, a assumir a titularidade da Comissão.

Os desafios são muitos para a nova Presidente, mas ela garante que pretende de imediato começar a implantar as propostas da campanha de Andrey Cavalcante e discutir novos projetos logo na primeira reunião com as demais advogadas que fazem parte da Comissão. “Nossa meta e lutar pela igualdade entre os sexos, incentivando as advogadas a assumirem posições inovadoras perante o Direito”, resume Elda.

Andrey Cavalcante salienta que tem total confiança no potencial de Elda Melo e que ela certamente desempenhará um papel importantíssimo à frente dessa Comissão que representa a maioria dos inscritos na OAB/RO: “hoje mais de 50% dos inscritos na Ordem em Rondônia são mulheres, portanto precisamos implantar políticas que estimulem a valorização dessas profissionais para que elas possam ocupar muito mais espaço do que já ocupam hoje e com remuneração condigna. Esse é o maior desafio que a Doutora Elda tem à frente”.

Elda Melo é graduada em Direito pela FARO e já atua há cinco anos advogando nas causas Trabalhistas. Fazem parte da Comissão junto com ela as advogadas Tamires Luz da Silva, Iasmine Pereira Barreto, Rita de Cássia Nocetti, Eliane Carneiro de Alcantara, Karoline Costa Monteiro, Laiana Oliveira Melo Daiana Araújo Santos, Soraia Silva de Souza, Andrea Maia de Queiroz e Elizabeth Leite de Oliveira.

Confira abaixo entrevista em que a Presidente da Comissão fala das principais propostas:

AI-OAB/RO: Na sua visão como mulher, quais os principais problemas que as advogadas de Rondônia enfrentam hoje para poder ter um melhor desempenho profissional?
Elda: Mesmo com o passar dos tempos o ingresso profissional das mulheres no Direito ainda é “árido”. “Apesar da revolução sexual, a advocacia ainda é bastante masculinizada e de pouco acesso para as mulheres. Em minha opinião um dos maiores problemas enfrentados por nós advogadas é o de ter nossas prerrogativas violadas em alguns órgãos por sermos mulheres.

AI-OAB/RO: Qual será a principal meta a ser alcançada com a senhora a frente da Comissão?
Elda: A principal meta a ser alcançada pela comissão é a de combater a discriminação contra a mulher advogada e atingir o respeito da igualdade entre os sexos em nossa profissão.

AI-OAB/RO: Como pretende ampliar o envolvimento das mulheres na Comissão?
Elda: Pretendemos ampliar o envolvimento das mulheres advogadas na comissão criando um canal de voz, para que todas as advogadas da região que se sentirem violadas em seus direitos profissionais possam ter amparo da Ordem do Advogados de Rondônia, promoveremos também eventos ligados a condição da mulher advogada e iremos interagir com as comissões da mulher advogada em todas as subseções de Rondônia.

AI-OAB/RO: E as propostas, quais são as principais que a senhora quer destacar?
Elda: Temos muitas propostas para as mulheres advogadas, mas gostaria de destacar o incentivo ao aperfeiçoamento profissional, a participação em atividades sociais voltadas a mulher, o oferecimento de consultas de orientação jurídica, a realização de palestras, debates e seminários sobre temas de interesse da mulher advogada, a representação da classe em órgãos governamentais ou não governamentais ligados à questão dos direitos da mulher e principalmente a organização de encontros periódicos visando a integração da Capital e Interior.

AI-OAB/RO: Qual a mensagem que deixa para as mulheres advogadas de Rondônia?
Elda: Que estamos em Um Novo Tempo para a mulher advogada e teremos a nossa igualdade profissional devidamente respeitada.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa