Página Inicial / Colégio de Presidentes em Rolim de Moura debate ações para fortalecimento da advocacia

A Subseção de Rolim de Moura da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), sediou no dia 26 o primeiro Colégio de Presidentes da Seccional neste ano de 2014. A reunião foi conduzida pela vice-presidente da Seccional Veralice Veris, acompanhada do secretário-geral, Michel Barros, e secretário-geral adjunto da OAB/RO, Walter Gustavo.

Representando as Subseções, participaram os presidentes Joilma Schiavi Gomes (São Miguel do Guaporé), Ronny Ton Zanotelli (Rolim de Moura), Solange Aparecida da Silva (Ji-Paraná), Tony Pablo de Castro Chaves (Cacoal) e a vice-presidente da Subseção de Rolim de Moura, Rejane Struckel.

A pauta foi livre, e os presidentes puderam discorrer sobre vários temas de interesse da advocacia em todo o Estado, expuseram os problemas enfrentados – alguns comuns, outros particulares nas suas regiões – e os anseios da advocacia em cada localidade, com a consequente sugestão de ações necessárias por parte da Seccional, para resolver os problemas apresentados.

Entre as sugestões, propuseram temas para capacitação que podem ser desenvolvidos pela Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), tais como: campanhas que levem maiores informações aos profissionais, especialmente aos novos, no que tange a conduta profissional, procedimentos para atuação profissional nas diversas esferas da Justiça, a valorização das especialidades da advocacia, entre elas a advocacia criminal, bem como outras que visem explicar aos profissionais quais são seus direitos, deveres e as competências da OAB no que tange garantir a o livre exercício da atividade profissional.

Em função da formalização de uma pauta de reivindicações, entregue pelos presidentes, a Diretoria da Seccional aproveitou para ponderar cada um dos pontos e apresentar um cenário da atual administração. Entre eles: as mudanças e ajustes realizados pela atual administração, que está focada em maior eficiência nos investimentos, com a redução de despesas; procedimentos que estão sendo adotados para promover mais informação quanto ao repasse da Lei 180, para que as Subseções tenham informação mensal quanto aos profissionais que recolhem a taxa; e estudo que está sendo feita para a entrega de credenciais aos novos advogados no interior.

Algumas propostas foram sugeridas pelos presidentes com vistas a redução de custos, para que a entidade possa dar continuidade ao projeto que visa levar maior infraestrutura às Subseções; sugeriram ações em parceria com a Seccional para a diminuição da inadimplência e propuseram interiorização das ações, especialmente a ampliação dos cursos e eventos que visem promover a integração da classe; a autonomia para entrega das credenciais aos novos advogados nas Subseções com a criação de Conselhos Subseccionais e a criação de uma Procuradoria Regional de Prerrogativas a ser instalada em uma Subseção.

Ao final, os presidentes aproveitaram para parabenizar o processo de interiorização da OAB, com a realização dos Colégios de Presidentes nas Subseções – ainda irão ocorrer nas Subseções de Pimenta Bueno e Guajará-Mirim – e as sessões do Conselho Seccional, que acontece neste dia 27 em Cacoal e ainda acontecerá nas Subseções de Vilhena e Ariquemes.

Para a presidente da Subseção de Ji-Paraná, Solange Aparecida, o Colégio serviu para esclarecer muitas dúvidas dos colegas quanto a vários procedimentos e foi bastante proveitoso. “Pudemos trocar muitas ideias e discutir formas para melhor conduzir e dinamizar nossa gestão”.

Tony Pablo comentou a importância dos Colégios que promovem a interação entre os colegas, especialmente para que haja a troca de experiências e decisões em colegiada. “Esse é o nosso principal canal para que possamos levantar os problemas, que na maioria das vezes são comuns a todos, e apresentar soluções conjuntas”.

Joilma Schiavi, declarou que a reunião foi “ótima, produtiva, tendo em vista que foram debatidos assuntos de interesse comum aos advogados de todas as Subseções do estado de Rondônia, trazendo proximidade entre as Subseções e a Seccional”.

Ronny Ton também avaliou a reunião como extremamente produtiva, sendo de fundamental importância atividades como esta, que possibilitam aos presidentes das Subseções, além da troca de experiência sobre situações que ocorrem no seu dia-a-dia, “postularem diretamente aos integrantes da Diretoria do Conselho Seccional providências que entendem necessárias ao bom andamento dos trabalhos dentro da Ordem”.

Ao finalizar o evento, a vice-presidente Veralice Veris agradeceu a presença de todos e a imensa contribuição que fizeram durante o encontro. “Uma reunião bastante produtiva, com conversa aberta em que pudemos nos aprofundar quanto a vários problemas e enfrentamentos que a Ordem deve tomar com o fim de garantir o pleno exercício de nossa atividade”.