Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

CFOAB aprova proposição da OAB Rondônia para ajuizamento de ADI que busca assegurar a presença da advocacia em perícias médicas

Página Inicial / CFOAB aprova proposição da OAB Rondônia para ajuizamento de ADI que busca assegurar a presença da advocacia em perícias médicas

Com a aprovação, há a ampliação da proteção às prerrogativas e assegura melhores condições de atuação para advogados e advogadas

Siga o nosso canal do WhatsApp

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) aprovou, em plenário, a proposição apresentada pela OAB Rondônia para o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação objetiva contestar o disposto no artigo 30, § 11, da Lei nº 11.907/2009, que veda a presença de não médicos durante o ato médico-pericial, salvo autorização expressa do perito.

É importante esclarecer que a aprovação pelo CFOAB autoriza o ingresso da ADI no STF, mas a efetiva garantia do direito de acompanhamento pela advocacia dependerá do julgamento da ação pelo Supremo — isto é, apenas se o STF julgar procedente a ADI é que a presença do advogado durante perícias médicas passará a ser reconhecida como direito assegurado.

Por que a proposição foi apresentada (e o que pode mudar, caso a ADI seja julgada procedente):

Fortalecimento das prerrogativas: o reconhecimento pelo STF consolidaria o direito do advogado de acompanhar atos processuais e administrativos que envolvam seu cliente, inclusive perícias médicas.

-Maior transparência: a presença da advocacia no ato pericial contribui para reduzir riscos de arbitrariedades e garantir que o procedimento seja conduzido com clareza.
-Defesa mais efetiva: o acompanhamento direto permite ao advogado identificar inconsistências, registrar pontos relevantes e assegurar a coleta de provas necessárias à defesa.

O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, comentou a aprovação.

“Recebemos com responsabilidade a decisão do CFOAB. A proposição que apresentamos seguirá agora para ajuizamento no Supremo. Reforçamos que a efetiva garantia dessa prerrogativa depende do julgamento da ADI pelo STF; ainda assim, acreditamos ser um passo necessário em defesa do contraditório e da ampla defesa.”

Próximos passos:

Com a deliberação do CFOAB, a peça será protocolada no STF. A OAB Rondônia acompanhará o processo judicial e continuará a atuar na defesa das prerrogativas da advocacia e dos direitos dos cidadãos.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone