Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Advocacia é pra brilhar!, por Márcio Melo Nogueira

Página Inicial / Advocacia é pra brilhar!, por Márcio Melo Nogueira

Comemoramos hoje, dia 11 de agosto, o dia da advocacia brasileira. É o dia em que mais de 1,3 milhão de profissionais merecem todas as congratulações por sua missão indispensável para a administração da Justiça, como determina o art.133 da Constituição Cidadã.

O dia do advogado e da advogada é uma data para celebrar. É um marco da criação dos primeiros cursos do ano de 1827. Há 195 anos, em Olinda (PE) e São Paulo (SP), a história republicana brasileira foi redirecionada com a consolidação da República e a construção da cidadania no País.

Na condição de Presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do meu amado estado de Rondônia, posso testemunhar diariamente os nossos desafios. A esperança, a vontade e a bravura são atributos inerentes à advocacia. Temos o compromisso com a Democracia, com a Advocacia e com o Estado de Direito. A tarefa é desafiadora. Contudo, mais do que uma responsabilidade, é uma honra imensurável poder servir à Ordem.

Apesar de desafiadora, não há motivos para temer. Gosto muito de acreditar que carregamos em nós, em nosso sangue, em nosso calcanhar, a força e a sabedoria de quem nos antecedeu. Gosto de contar histórias, porque, nessas andanças ao longo de 17 anos em que dediquei a minha vida à luta pela Advocacia, aprendi ser mais útil contar aquilo por que passamos do que simular uma experiência  independente de qualquer pessoa, ou de qualquer encontro.

O desafio em busca de uma vida melhor e de mais esperança inspirou os nossos familiares, letrados ou não, tanto aqueles que já viviam em nossa gloriosa região e como migrantes, ainda está latente na inscrição de cada profissional vinculado à Seccional da OAB Rondônia.

O honroso Frei Betto nos ensina que “A cabeça pensa onde os pés pisam”. É verdade. Sou filho do interior. Tenho o  compromisso existencial com a interiorização da OAB. Assim como filho de migrantes cearenses, com quem aprendi – e ainda aprendo – a ter fé, a ter coragem, a seguir com bravura, também sou filho da minha preciosa Guajará-Mirim, onde nasci e me criei.

Foi em Guajará-Mirim, no interior de Rondônia, onde dei meus primeiros passos. Foi do alto da Serra dos Parecis que pude testemunhar a grandeza e o potencial de nossas terras. As águas do rio Mamoré me deram as bênçãos que me vincularam a esses chãos e a esse povo que nos orgulha. E, claro, que me vincula à Advocacia rondoniense: não apenas na capital, mas, também, no interior.

Em cada uma das 18 Subseções espalhadas em Rondônia. Juntos e juntas, lado a lado, dos mais de nove mil profissionais inscritos e inscritas em nossos quadros. Como filho desta terra e do interior rondoniense, por onde pisei e a partir do qual guiarei a nossa Gestão, reafirmo neste dia da Advocacia: não iremos admitir, não descansaremos e não assistiremos calados as violações às nossas prerrogativas profissionais perpetradas por quem quer que seja.

O advogado e a advogada irão entrar de cabeça erguida, hoje e sempre, quando estiverem com o bastião constitucional que lhe foi resguardado pela Constituição Federal: o guardião da indispensabilidade à administração da Justiça.

Trabalharemos incansavelmente para que a jovem advocacia tenha disponível, na palma de sua mão, o acesso direto às plataformas de ensino gratuito, às comissões, em especial a Comissão de Defesa das Prerrogativas, indispensável em nosso cotidiano laboral.

É fundamental que passemos a participar, cada vez mais, da construção da Seccional de Rondônia e de suas respectivas Comissões; das diversas atividades promovidas pela Caixa de Assistência; e dos cursos de capacitação permanente da Escola Superior de Advocacia local e nacional. Há muitas possibilidades de atuação por meio das Comissões temáticas. É um caminho muito rico para a construção da OAB no dia a dia.

A nossa Gestão, juntos e juntas, será vitoriosa ao lado da classe. Concedemos os nossos nomes, trajetórias e experiências em prol da Advocacia rondoniense. Queremos trabalhar com a classe e para a classe. Trabalhar com a classe significa ouvir e dialogar, com respeito e mansidão, ao lado dos e das profissionais de cada região, de cada município, para descobrir o que têm a nos dizer e o que podem nos ensinar. Essa é a nossa meta!

A OAB Rondônia está presente nas conquistas recentes em favor da aprovação da Lei nº 14.365/2022, que revolucionou as nossas prerrogativas. Estive presente para assegurar essa conquista e poder comemorar junto à advocacia rondoniense.

Por compreender que a “injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos” – ensinava Montesquieu –, seguiremos trabalhando em favor da plenitude da justiça e do regime democrático. O nosso êxito é fruto da diligente parceria com as Seccionais, as Subseções e, em especial, com toda a sociedade.

“Gente é pra brilhar”, canta nosso grandioso Caetano Veloso. Eu concordo. De modo semelhante, reafirmo: a advocacia é pra brilhar! Feliz dia da advocacia!

Márcio Melo Nogueira é Advogado e Presidente da Seccional da OAB Rondônia.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Everton Oliveira (social mídia),João Antônio Alves (videomaker),Geovana França (estagiária) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué,Matheus responsáveis

Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Luana Maia responsáveis

69 3217-2123 telefone