Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

“I Encontro Nacional sobre os Crimes de Violações das Prerrogativas” tem participação da OAB Rondônia

Página Inicial / “I Encontro Nacional sobre os Crimes de Violações das Prerrogativas” tem participação da OAB Rondônia

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) estiveram presentes nesta segunda-feira (03), no “I Encontro Nacional Sobre os Crimes de Violações das Prerrogativas”. Ainda nesta terça-feira (04) os presidentes das comissões de prerrogativas do Sistema OAB se reunirão para debater os principais aspectos das prerrogativas da advocacia nos dias atuais.

Ao longo do I Encontro, especialistas debateram em cinco painéis com temas que visam dar efetividade a lei que criminaliza as prerrogativas. O primeiro painel abordou “As prerrogativas sob a ótica do direito de defesa”; o segundo esclareceu os novos tipos que criminalizam a violação das prerrogativas; o terceiro teve como tema as questões envolvendo busca e apreensão, prisão de advogado e abuso de autoridade.

Já no quarto painel, os especialistas trataram a ação penal privada na contenção do abuso do poder; e no quinto e último, o tema abordado foi a respeito dos desafios da advocacia na aplicação da lei que criminaliza a violação das prerrogativas.

Elton Assis, presidente da OAB/RO, destaca que a promoção deste encontro e a presença da advocacia no debate para fortalecer os efeitos da nova lei é imprescindível. “É de suma importância debater a nova lei de abuso de autoridade que atendeu uma antiga necessidade da advocacia e da cidadania brasileira, consistente na criminalização da violação das prerrogativas profissionais da advocacia. Bem como, cumpre reafirmar que a lei em questão veio em boa hora e para somar ao plexo de direitos já existentes, no sentido de assegurar que sejam concretizados os preceitos constitucionais de civilidade e dignidade humana”.

O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) e secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, frisa que o debate sobre o respeito às prerrogativas é um tema no qual é fundamental discutir. “A lei de crime de violação de prerrogativa é uma conquista para a advocacia e representa um avanço civilizatório”, diz.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB e conselheiro federal por Rondônia, Alex Sarkis, que presidiu o primeiro painel falou sobre a entrada da lei em vigor que criminaliza as prerrogativas. “É um momento histórico para a advocacia, de materialização normativa de algo sempre buscado por nós. A atividade do advogado é um dos pilares do Estado Democrático de Direito, por isso não há que se falar em uma democracia madura sem que se tenha respeito pleno ao direito de defesa”, afirmou.

Também esteve presente no evento, representando a Seccional de Rondônia, a integrante da CDP de Ariquemes, Dinair Silva.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone