Página Inicial / Vereador Aleks Palitot solicita apoio da OAB/RO a projeto para animais abandonados na capital

A causa visa solucionar o problema dos animais abandonados na cidade. (Foto: Ascom OAB/RO)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) recebeu a visita do vereador recém-empossado Aleks Palitot. O novo membro da Câmara dos Vereadores, eleito para o mandato de 2017 a 2020, foi recebido pelo presidente da entidade, Andrey Cavalcante, e pela integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Ana Valeska, que manifestaram apoio à causa que visa solucionar o problema dos animais abandonados na cidade.

“A OAB/RO enquanto entidade em prol da sociedade apoia toda iniciativa que vise trazer benefícios para a nossa capital. O problema dos animais abandonados é uma questão de extrema relevância para todos nós e até mesmo uma questão de saúde pública”, ressaltou Andrey Cavalcante.

Defendendo a causa e solicitando o apoio da OAB/RO, Palitot enfatizou que a Câmara dos Vereadores deve dar o primeiro passo em busca de uma solução para a questão, que já existe há anos. “Nós temos que começar a fazer algo no Poder Legislativo e a OAB já faz um trabalho de defesa dos interesses da sociedade. Por isso viemos aqui, para somarmos força nesta causa. O nosso propósito principal são os animais e é isso que queremos resolver, pois, assim, também ganham os cidadãos de nossa capital”, afirmou.

O vereador ainda destacou que pretende criar meios, juntamente com a prefeitura municipal, para ampliar a castração dos animais abandonados nas ruas. Disse também que tem como objetivo efetivar um projeto de lei na Câmara, que tenha como teor a punição para as pessoas que abandonarem animais pela capital.

Expectativa para o projeto
A vice-presidente da Ordem, Maracélia Oliveira, garante o total apoio da OAB/RO. “A Diretoria da OAB Rondônia agradece a todos que aceitaram o convite para essa reunião que, cremos, alavancará nossa luta pela dignidade de animais em nosso Estado de Rondônia. A OAB/RO mantém firme suas finalidades institucionais e, em consonância com a nova e correta postura do Supremo, reputa inquestionável o amor dividido com os animais que, contrariando o conceito meramente civilista, deixa de ser coisa, para ser membro da família. Lutaremos pela responsabilização de qualquer ato, com o peso da covardia, venha a expor os animais a sofrimento. Seremos escudos nesta proteção e contamos com o apoio de todos para a aprovação de nossa Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais”, pontua.

Palitot enfatizou que a Câmara dos Vereadores deve dar o primeiro passo em busca de uma solução para a questão. (Foto: Ascom OAB/RO)

Aleks Palitot agradeceu imensamente a oportunidade proporcionada pela Seccional. “Fico muito feliz que a OAB/RO possa ter provocado um encontro como este, fico feliz com o presidente Andrey, juntamente com seus pares, dentro da diretoria da OAB/RO, que estejam preocupados com a demanda da nossa cidade. A Ordem tem esse papel fundamental, é um exercício de cidadania e de garantia à sociedade civil, que ela não está abandonada! A OAB serve também para atender essa demanda e estar preocupada e sensível à causa da defesa dos animais. Desejo sucesso à possível criação da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, para que a OAB possa ter mais um braço de ajuda à sociedade, nesse tema, que comove a todos, em relação à defesa dos animais”, conclui.