Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TED da OABRO celebra o 1º Termo de Ajustamento de Conduta em processo disciplinar

Página Inicial / TED da OABRO celebra o 1º Termo de Ajustamento de Conduta em processo disciplinar

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia celebrou o 1º TAC – Termo de Ajustamento de Conduta em processo disciplinar no âmbito da seccional. No referido caso concreto, a conduta praticada pelo advogado é prevista com pena de censura. Por preencher os demais requisitos objetivos e voluntariamente aceitar o acordo, a 1ª turma disciplinar do TED/RO celebrou o TAC com o advogado.

No acordo, restou consignado que o advogado não irá mais praticar a conduta que levou à instauração do processo disciplinar, bem como não poderá incorrer em qualquer outra conduta ético disciplinar pelo período de três anos, prazo em que vigorará o TAC.

O termo funciona como uma suspensão condicional do processo, porém, se ficar comprovado que o profissional descumpriu o acordo, o mesmo será revogado e o processo disciplinar seguirá seu trâmite normalmente, sem prejuízo de instauração de novo processo disciplinar, inclusive, se houver comprovação de retorno à conduta infracional da profissão.

Vale lembrar que nos casos de infração ético-disciplinar punível com censura, é admissível a celebração de TAC, se o fato apurado não tiver gerado repercussão negativa à advocacia. Como exemplo, em processos disciplinares que tramitam no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia por publicidade irregular e infrações ético-disciplinares que preveem a pena de censura. Estes sim, poderão ser convertidos em TAC.

Com a recente regulamentação, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil passa a vigorar com o acréscimo dos artigos 47-A e 58-A, que tratam respectivamente da celebração de termo de ajustamento de conduta no âmbito dos Conselhos Seccionais e do Conselho Federal da OAB para fazer cessar a publicidade irregular praticada por advogados e estagiários.

O presidente da OABRO, Elton Assis, pontua que o TAC “permite uma solução alternativa ao processamento de uma representação ético-disciplinar, que além de constrangedora, geralmente atinge a jovem advocacia, que precisa muitas vezes de orientação e não punição”.

Vinícius Gordon, vice-presidente do TED e relator do processo, acrescenta que o TAC é também uma ferramenta de prevenção, com enorme potencial para inibir que tais práticas sejam cometidas, e de conciliação, para lidar de maneira mais eficiente com as situações em andamento, “além de ajudar a desafogar o TED e permitir uma ação mais rápida e eficiente da OAB principalmente em casos de publicidade/propaganda irregular”.

CLIQUE AQUI e confira a resolução que altera o Código de Ética e o Provimento, regulamentando o TAC, pelo Conselho Federal da OAB.

No âmbito da OAB/RO, o TAC foi regulamentado pela Resolução 006-2021/TED/OAB/RO, publicada no Diário da OAB de 02.07.2021. Para ler a Resolução, Clique aqui:

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Ana Flávia responsável

69 3217-2112 telefone
Luana Maia,Daniele Matos responsáveis

69 3217-2108 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Jaqueline Freitas responsável

69 3217-2114 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ana Cristina,Taciana Guzman,Maria Odete,Queli Cristina responsáveis

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Khenia Medeiros responsável

69 3217-2103 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2101 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2100 telefone
Leandra Nomerg responsável

Jessica Delai,Daniele Matos responsáveis

69 3217-2124 telefone
Daniel Nevony responsável

69 3217-2121 telefone
Isa Carneiro,Irlene França,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Jane Paulino responsáveis

69 3217-2123 telefone