Página Inicial / Supremo Tribunal Federal realiza a exposição “Ministro Marco Aurélio – 25 anos no STF” para celebrar jubileu de prata do magistrado

Mostra reúne objetos pessoais, fotografias, documentos e obras de arte. Abertura será na quarta, 17/06, às 18h, no Hall dos Bustos do STF

Um valioso acervo que reúne documentos, fotografias, obras de arte, objetos históricos e artigos pessoais irá compor a exposição “Ministro Marco Aurélio Mello – 25 Anos no STF”, que o Supremo Tribunal Federal realiza para celebrar o jubileu de prata do magistrado naquela Corte. Dividida em quatro núcleos, a mostra será aberta na próxima quarta-feira, dia 17 de junho, às 18h, pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. A seleção exposta irá ocupar o Hall dos Bustos, no edifício principal do STF, e a galeria do Espaço Cultural Ministro Menezes Direito. Na abertura da exposição, serão lançados também um livro-homenagem e um documentário, realizado pela TV Justiça, sobre a vida e a atuação jurídica do ministro Marco Aurélio. Ele tomou posse como ministro do STF em 13 de junho de 1990.

A exposição – Evento aberto à visitação pública que ficará em cartaz até 04 de setembro, a mostra em homenagem ao ministro Marco Aurélio reúne preciosidades que remontam aos Anos 40: as primeiras fotografias do magistrado, o registro de seu batizado, retratos da infância e lembranças como correspondências trocadas com o Papai Noel. A coletânea avança pelo tempo e chega até 2015, reunindo decisões, documentos históricos, obras de arte e objetos institucionais e pessoais que traçam um perfil do homenageado, sua trajetória como magistrado e a influência de suas decisões sobre o país. A exposição está dividida em quatro núcleos:

O Homem – Congrega as informações mais curiosas da mostra, pois traz a público um acervo pessoal exposto pela primeira vez. Além de fotos e documentos, reunirá objetos como o anel de formatura, a coleção de canetas que herdou do pai, Plínio de Mello, a coleção de motos em miniatura, objetos ligados ao Flamengo (time de seu coração), livros de cabeceira, entre outras peças. Reúne esculturas e bustos de vultos históricos, admirados pelo ministro Marco Aurélio, e materiais que remontam a hábitos da vida cotidiana do magistrado.

O Magistrado– Esse núcleo é dedicado à trajetória profissional do ministro Marco Aurélio, que começa como magistrado do TST (Tribunal Superior do Trabalho), antes de ser empossado no STF em 1990. Além de condecorações, decisões, notícias de destaque sobre o ministro, capas de revistas, haverá uma amostra de togas, seleção de caricaturas e informações históricas, entre elas a criação da TV Justiça, idealizada por ele.

Justiça Eleitoral – O ministro Marco Aurélio é o único brasileiro a ter presidido por três vezes o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por isso, um dos núcleos da exposição será dedicado à Justiça Eleitoral e à atuação do magistrado nessa seara. Além da Urna Eletrônica, usada pela primeira vez quando ele presidiu as eleições em 1996, haverá fotos de posses presidenciais, o título de eleitor do ministro, as campanhas de cidadania que ele promoveu e uma curiosidade: uma camisa da campanha #vempraurna, de 2014, dedicada a Marco Aurélio pelo cantor baiano Bell Marques, que foi uma das personalidades a ceder, no ano passado, sua imagem gratuitamente, a convite do ministro, para conclamar os brasileiros a votarem nas eleições ocorridas em outubro.

Linha do Tempo – Montada na Galeria do Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, traz um apanhado de imagens e objetos vinculados aos fatos mais relevantes da trajetória do ministro, desde 12 de julho de 1946, quando ele nasceu, até os dias de hoje. Além dessas informações, há frases em destaque que marcam o pensamento e a atuação do magistrado.

Exposição de Obras, Objetos, Fotografias e Documentos:

“Ministro Marco Aurélio – 25 Anos no STF”

Mostra Celebra Jubileu de Prata do Magistrado na Suprema Corte

Abertura: 17/06/2015, quarta-feira, às 18h.

Fonte da Notícia: Engenho Comunicação e Criatividade Ltda