Página Inicial / A pedido da OAB, juiz Rogério Montai recebe título de cidadão honorário de Buritis

A homenagem aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores do município.

A Câmara de Vereadores de Buritis concedeu o título de Cidadão Honorário ao juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ) Rogério Montai de Lima. A condecoração foi concedida, após aprovação unânime, em atendimento à solicitação feita pela Subseção de Buritis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). Representantes da entidade participaram da solenidade de homenagem, nessa segunda-feira (12).

Em seu discurso, o homenageado agradeceu a todos os presentes, em especial os familiares, amigos, servidores e colegas, e destacou que sempre contou com apoio da OAB, dos magistrados e da sociedade. “A magistratura é feita de sonhos e resultados, não só daqueles que almejam ser juízes, escolhidos ou aprovados, mas principalmente das pessoas que depositam no judiciário seu último suspiro de esperança. É um privilégio ajudar a construir um país mais justo, exatamente todos os dias”, pontua Rogério Montai.

Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO, enfatizou a colaboração constante do juiz Rogério Montai que sempre respeitou a classe advocatícia. “Rogério Montai tem desenvolvido um trabalho constante em favor da educação continuada realizando um trabalho primoroso em favor da advocacia, não medindo esforços para levar aos profissionais as ferramentas necessárias para o desempenho da profissão. Ele conhece as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, principalmente em comarcas tão afastadas como é o caso de Buritis, e sempre realizou um esplêndido papel democrático, participativo e institucional”, afirma.

O presidente da Subseção de Buritis, Alessandro de Jesus Peres, ressalta que o juiz sempre desempenhou seu papel de forma profissional, ética e com muita competência, merecendo todo reconhecimento da Ordem. “Em seu brilhante tempo de atuação mostra um desempenho eficiente e que proporciona uma maior celeridade aos processos, por sua visão de garantir a sociedade de Buritis o acesso rápido à Justiça. A advocacia da região está feliz com sua postura que prima por um trato respeitoso e voltado a diálogo com nossa classe”.

Segundo o ex-diretor da Subseção de Buritis, Ademir Guizolf Adur, a iniciativa da OAB, com o apoio da Câmara Municipal de Buritis, demonstra o reconhecimento pelo trabalho do juiz Rogério Montai. “Não se trata de uma mera homenagem, mas sim de uma merecida retribuição a um profissional que demonstrou que se pode ter seriedade, integridade e ética, sem perder a humanidade, o censo de que justiça se faz também com amor, com dedicação, ouvindo o povo e usando todas as potencialidades em favor de uma Comarca e das pessoas que nela vivem. Um verdadeiro exemplo a ser seguido”, destaca.

A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Oldeir Ferreira; presidente da Subseção de Buritis, Alessandro de Jesus Perassi Peres; presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Almeida; promotor de justiça, Rodrigo Leventi Guimarães; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, tenente Costa; procurador do município, Farina; os delegados, Lucas Torres, Niki Alves Locatelli e Fred Mercury; vários advogados, vereadores, munícipes, amigos e imprensa.

Carreira de Rogério Montai
Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa; doutor em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro; professor adjunto de Direito Processual Civil da Universidade Federal de Rondônia; professor de graduação e programas de pós-graduação em Direito; mestre em Direito pela Universidade de Marília.