Subprocurador-geral do Banco Central é recebido pelo presidente da OAB

Página Inicial / Subprocurador-geral do Banco Central é recebido pelo presidente da OAB

714_IMG_0413Cumprindo agenda institucional em Rondônia, o subprocurador-geral do Banco Central do Brasil (BC), Erasto Villa-Verde de Carvalho Filho, fez questão de fazer visita de cortesia ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante.

Filho do primeiro procurador-geral do Estado de Rondônia, Erasto Villa-Verde de Carvalho, o subprocurador do BC comenta que tem sua história enraizada no Estado que acolheu seu pai. Destaca ainda que teve a honra de fazer parte da 2ª turma de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no ano de 1990, portanto não poderia deixar de cumprimentar o atual presidente da OAB/RO, que também é natural de Rondônia.

O pai fez história como jurista em Rondônia. Na condição de procurador geral, foi o responsável pela primeira Lei Orgânica da Procuradoria Geral e promoveu o 1º concurso para o cargo de procurador estadual. Também foi advogado do estado de Rondônia no conflito com o vizinho estado do Acre na época em que Extrema e Nova Califórnia passaram a pertencer ao Acre. Perante o Supremo Tribunal Federal (STF), Erasto Villa-Verde, logrou êxito para Rondônia que teve a área de volta ao seu território.

Outro fato histórico de Erasto Villa-Verde é que ele foi o primeiro jurista a subscrever uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) junto ao STF após a promulgação da Constituição de 1988. A ADIN número 1, foi proposta pelo Estado de Rondônia e “serviu de peça de exposição durante as comemorações dos 25 anos da Constituição Federal em evento no STF”, declarou Erasto Filho.

Andrey Cavalcante falou da grande satisfação e alegria em receber Erasto Filho, pois ele representa a honrosa história de seu pai e segue os mesmos caminhos ao ocupar cargo de tão grandiosa importância. Na condição de subprocurador do BC, Erasto Filho é o responsável por todo o contencioso judicial jurídico e de execução fiscal do Banco na esfera nacional.

“Para nós é orgulho tê-lo em nossa Casa da Advocacia representando cargo tão honroso, que dignifica a sua família e nosso estado de Rondônia. Leve ao nosso querido Erasto Villa-Verde, seu pai, nosso grande abraço e desejamos continuidade no seu sucesso”, declarou Andrey.