Página Inicial / Seccional Rondônia manifesta apoio à ação da OAB pelo o Dia Nacional de Luto da Advocacia Brasileira

Em homenagem aos 40 anos da morte de Lyda Monteiro da Silva, vítima fatal de uma carta bomba endereçada ao então presidente da OAB Nacional, Eduardo Seabra Fagundes, em 27 de agosto de 1980, a Ordem instituiu o “Dia Nacional de Luto da Advocacia Brasileira”. Assim, a Seccional Rondônia manifesta apoio e demonstra seu pesar através das redes sociais, com uma ação Preto/Branco em seu perfil.

“A OAB tem um papel histórico em defesa da democracia, e tentar calar essa voz é uma cruel forma de censura. O atentado ocorreu há 40 anos, mas ainda hoje vemos muitas situações que inspiram preocupação na luta pela liberdade dos direitos humanos. Não fomos calados naquela época e nem seremos hoje, pois enquanto a advocacia permanecer fiel ao seu juramento, o Estado Democrático de Direito continuará emanando a vontade do povo”, destaca Elton Assis, presidente da OAB Rondônia.

Dia Nacional de Luto da Advocacia Brasileira

A data foi instituída pelo Conselho Pleno da OAB na reunião extraordinária virtual do mês de agosto, através de proposta apresentada pelo presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão.

Na época do atentado, a Ordem figurava na proa da resistência democrática, liderando a sociedade civil pelo fim do regime autoritário e violento imposto pelos militares em 1964, com apoio civil. Décadas depois, Monteiro da Silva lembraria a morte de Lydia e apontaria o episódio como um ponto sem volta no processo de restabelecimento da normalidade democrática no país.

Ao propor a data, o autor aponta que após 40 anos do ocorrido, a proposição reverte-se não somente de simbolismo, como também de especial relevância. Confira o artigo do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão: 40 ANOS SEM LYDA

Confira o vídeo.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO com informações da OAB Nacional