Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Procurações atualizadas e comprovantes de residência somente podem ser exigidos por decisão fundamentada no contexto dos autos, recomenda corregedor do TJRO

Página Inicial / Procurações atualizadas e comprovantes de residência somente podem ser exigidos por decisão fundamentada no contexto dos autos, recomenda corregedor do TJRO

O diálogo entre a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) e o Poder Judiciário resultou em mais avanços na garantia de acesso à Justiça no estado. Isso porque a Corregedoria Geral da Justiça publicou a Recomendação 01/2024, que trata sobre a exigência indiscriminada de documentos logo no início do processo.

Com isso, a procuração, o comprovante de residência e qualquer outro documento não previsto em lei como essencial ao processamento da demanda, somente deverá ser exigido por decisão fundamentada, que contextualize especificamente a necessidade do documento com os elementos existentes nos autos.

“É um grande avanço para o fortalecimento do acesso à Justiça, e uma recomendação que esclareceu alguns pontos sempre levantados por profissionais da advocacia. Em recente vinda do conselheiro Marcello Terto (CNJ) e do advogado Walter Moura, mantivemos diálogo com a Corregedoria do TJRO, que entendeu a burocratização que estava havendo e, agora, emitiu a recomendação. Portanto, os magistrados que decidirem exigir comprovante de endereço ou procuração atualizada devem justificar seu pedido. A decisão fomenta um ambiente favorável ao acesso à justiça, como quer nossa Constituição Cidadã”, explica Márcio Nogueira, presidente da Ordem em Rondônia.

O documento recomenda que: “magistrados e magistradas fundamentem de forma específica, considerando caso concreto, despachos e decisões que, como condição para prosseguimento da ação, determinem juntada de comprovante de endereço e procuração atualizada, notadamente quando já juntada no processo”. A publicação é válida a partir do dia de publicação, 20 de março de 2024.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone