O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, participou, na manhã desta quinta-feira (25), da audiência pública para a construção do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Rondônia 2020-2027, do Plano Plurianual 2020-2023 (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA). O evento ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em Porto Velho.
O presidente da OAB/RO salientou que a audiência é de extrema importância, uma vez que não se pode ter uma prestação jurisdicional adequada sem ouvir efetivamente toda a sociedade. “A participação dos advogados, que representam o jurisdicionado perante o Poder Judiciário, é fundamental, pois são os profissionais que fazem a utilização dos serviços do Tribunal e que são indispensáveis à administração da justiça”.
Elton Assis disse também que a prestação jurisdicional na forma como ela está colocada no âmbito do Tribunal de Justiça tem atingido alguns objetivos, mas que ainda deve evoluir em muitos aspectos. “A nossa postura enquanto Ordem é de contribuir, porque o objetivo é comum a todos nós que estamos envolvidos. Queremos uma justiça célere, com qualidade e que atenda efetivamente os jurisdicionados do estado de Rondônia”.
Ainda sobre a prestação jurisdicional, o presidente falou sobre a audiência pública para debater a respeito dos problemas enfrentados pelos advogados com a unificação dos cartórios. “Nós escutamos diversos relatos e percebemos que a prestação jurisdicional está prejudicada, mas nós estamos dispostos a buscar soluções para aperfeiçoar o sistema”, conclui.