Página Inicial / Presidente da CDDH da OAB/RO concede entrevista para o Jornal da Record sobre a crise no Sistema Penitenciário de RO

Esequiel Roque do Espírito Santo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Esequiel Roque do Espírito Santo, concedeu entrevista ao jornalista Leandro Stoliar, do Jornal da Record, ocasião em que falou sobre a crise no Sistema Penitenciário de Rondônia, um dos destaques na nova série de reportagens ‘Atrás das Grades’. As matérias irão mostrar o drama das prisões no Brasil, como a superlotação e guerra de facções.

“A realidade nos sistemas prisionais vem ocasionando rebeliões, por estarem misturando nas celas facções rivais”, comenta Esequiel em um trecho da reportagem.

O presidente da CDDH também destacou o trabalho realizado pela Seccional, direcionado à sociedade de modo geral. Ele afirmou que a Ordem tem, na Comissão de Direitos Humanos, diversas ações, que chamou de “maravilhosas”. Referiu-se ao levantamento de todos os presídios estaduais, salientando que eles foram mapeados pela comissão”, explicou Esequiel Roque.

Esequiel ainda contou que as situações das unidades prisionais do estado de Rondônia são precárias e a realidade nos sistemas prisionais acarretam rebeliões, sem as mínimas condições de trabalho e de segurança dos agentes penitenciários.

“O Estado deve aproveitar para buscar os recursos necessários à melhoria dos sistemas, assegurando obediência à lei e à ressocialização dos detentos. Do contrário, jamais sairemos do círculo vicioso do prende, solta e prende novamente”, destacou Esequiel Roque do Espírito Santo.

A série especial é exibida nesta semana, até a próxima sexta-feira (9), no Jornal da Record, que começa às 21h45, logo a pós a novela “O Rico e Lázaro”.

Confira matéria abaixo: