Página Inicial / Prerrogativas, marketing, atendimento e tributação debatidos no último dia do II ERJA-Norte

OAB/RO contribuindo com os Jovens Advogados

Após dois dias de palestras de renomados juristas e temas altamente relevantes para o cenário jurídico, encerrou nesta sexta-feira (19), o II Encontro Regional da Jovem Advocacia (ERJA-Norte) – “A jovem advocacia em um novo tempo”, promovido pela Comissão dos Jovens Advogados da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).

O evento cujo principal objetivo era promover a integração entre os jovens advogados e estudantes de direito, e proporcionar informações sobre questões institucionais permanentes da OAB, alcançou sua meta com grande participação de advogados iniciantes e também os já mais experientes, além de estagiários e acadêmicos do curso de Direito, que tiveram acesso ao entendimento sobre diferentes experiências, amenizando assim as dificuldades de início de carreira.

A primeira palestra da noite – “Violações Tecnológicas de Prerrogativas” – foi ministrada pelo jovem advogado Felippe Roberto Pestana, membro da Comissão de Tecnologia e Acesso à Justiça da OAB/RO, e Coordenador de Capacitação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) da OAB/RO.

Felippe Pestana abordou o processo de informatização do judiciário e a adaptação dos advogados à era digital, e o cumprimento das prerrogativas profissionais. Ele pontuou que a indisponibilidade do sistema impede o seguro cumprimento de prazos pelo advogado, que termina por inviabilizar o pleno exercício da advocacia, e aí começa a violação tecnológica de prerrogativas. “Conforme o Estatuto da OAB, os advogados devem ter pleno acesso à Justiça e a garantia do livre exercício profissional, o que fica impossibilitado se os tribunais tiverem um sistema inoperante com falhas persistentes”.

Dando continuidade as exposições, o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto, pontuou a importância de se atender bem o cliente como pré-requisito para ascensão profissional. De acordo com Juliano, a relação entre cliente e advogado mudou com o crescente número de novos profissionais no mercado. A relação que antes era pautada na amizade, hoje baseia-se no resultado e na satisfação.

Sob olhares atentos, Juliano explicou que o relacionamento entre cliente e advogado é a peça mais importante do escritório, por isso é importante dar constante retorno ao mesmo. “Nada pode ser pior para um cliente que a sensação de desinteresse por parte do advogado”, enfatizou.

Ao finalizar, o palestrante orientou os novos profissionais a aprender e crescer com as reclamações de seus clientes, transformando-as em dicas para melhorar a sua atuação, já que um cliente satisfeito é o melhor instrumento de publicidade que um profissional de advocacia pode ter.

O tema “Marketing Profissional x Infrações Éticas” ficou a cargo do presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, José Vitor Costa Júnior, que iniciou sua apresentação com a exibição de um vídeo publicitário que mostrava a forma errada de se utilizar o marketing anunciando serviços advocatícios.

José Vitor afirmou que não é proibido fazer publicidade da profissão, desde que ela seja feita com discrição e moderação, com a finalidade exclusiva de informar, não deixando de conter o nome do profissional e principalmente o número de seu registro junto a Ordem.

Alertando os profissionais, José Vitor destacou que o Estatuto da OAB proíbe qualquer veiculação da profissão da advocacia com qualquer outra atividade, e coíbe práticas que visam a captação de clientes. Resumindo: a publicidade deve se restringir apenas a comunicação da existência, qualificação ou ramo de atuação do profissional.

Encerrando o evento, Edson Antônio de Sousa Pinto, que é presidente da Comissão de Direito Tributário, abordou o tema: “Tributação na Advocacia”, no qual tratou das grandes dificuldades que os jovens advogados encontram no início de carreira por conta dos altos tributos que são obrigados a pagar, fazendo com que muitos se sintam obrigados a fechar seus escritórios.

Pontuando os diversos tributos exigidos no país, Edson Antônio falou da luta da OAB pela implantação do Simples Nacional. Segundo Edson Antônio, a inclusão da advocacia no Supersimples possibilitará a abertura de novos escritórios e com isso, a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.

Ao finalizar, informou aos jovens profissionais que existe uma diferença para advogados autônomos e aqueles que são sócios de escritórios de advocacia quando o assunto é tributação, por isso é necessário se informar quanto a carga tributária, para, inclusive, saber de que forma poderá estabelecer seus honorários.

Satisfeito com o resultado do II ERJA-Norte, o presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB/RO, Felipe Gurjão, agradeceu o apoio incondicional da Seccional Rondônia, da Diretoria da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), além da dedicação do presidente Andrey Cavalcante em tornar este evento uma realidade para os jovens profissionais do estado.

Confira galeria de imagens AQUI

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO