Página Inicial / OAB/RO realiza abertura da XIII Conferência Rondoniense da Advocacia e do XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia

Abertura do Encontro Nacional aconteceu em Porto Velho, na quinta-feira (1º)

Com o anfiteatro do Palácio das Artes lotado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na noite de quinta-feira (1º), a abertura oficial da XIII Conferência Rondoniense da Advocacia e do XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia. Com a finalidade de debater as demandas e expectativas dos advogados em início de carreira, o maior evento estadual da advocacia, que segue até o sábado (3), reúne profissionais do estado e de todo o Brasil.

O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, aproveitou a ocasião para citar a atual crise política institucional que o Brasil vive. Andrey afirmou que revoluções são necessárias, mas exaustivas. Concluiu dizendo que as fontes inesgotáveis de energia e tempo para vencer essa luta são os jovens advogados. “Quem pode nos ajudar a suprir com vitalidade e firmeza o movimento geral de ideias que encampamos para transformar os valores da nossa vida cívica? Penso que não temos aliado melhor para enfrentar esse desafio do que contar com o protagonismo histórico-social de nossa juventude, representada pela soma das dezenas de milhares de jovens advogados e jovens advogadas espalhados por todo o país”, salientou.

Lamachia e Andrey durante a abertura do evento

Andrey se dirigiu à jovem advocacia e completou o raciocínio afirmando que não se trata de repetir que o futuro pertence aos jovens advogados, mas que o presente está nas mãos deles. “Durante os três dias da iniciativa, renomados profissionais do cenário jurídico nacional irão debater seus estudos e posicionamentos sobre as mais relevantes temáticas da atualidade, com advogados, acadêmicos e diversos operadores do Direito. Toda a diretoria do Conselho Federal da OAB está aqui junto com a advocacia rondoniense”, falou, destacando que é uma grande conquista para a OAB/RO poder sediar o Encontro Nacional da Jovem Advocacia, juntamente com a Conferência Estadual.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, também comentou sobre a crise política que se instalou no país, destacando a ação do Conselho Federal durante o período. “A OAB, com o apoio de todos os conselheiros federais e dos mais de um milhão de advogados em todo o país, tem trabalhado arduamente para restabelecer a ordem no Brasil. Nós atuamos pedindo a cassação do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha; no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff; e agora com o pedido de impedimento de Michel Temer. Isso mostra que a Ordem não tem bandeira partidária, não toma nenhum lado, a não ser o da defesa do Estado Democrático de Direito, do ordenamento jurídico e da Constituição”.

Ao agradecer os presentes, o conselheiro federal Elton Assis, que também é ouvidor nacional da Ordem, lembrou do trabalho constante da Seccional para valorizar o advogado rondoniense e garantir o respeito às prerrogativas da classe. “Sou testemunha que tudo que a Seccional tem feito e proporcionado ao advogado de Rondônia. Enfrentamos problemas diários, empecilhos muitas vezes gerados pela falta de planejamento ou pelas dificuldades orçamentárias dos Poderes, em especial do Poder Judiciário. Porém, importante que se diga a toda advocacia presente neste evento que a OAB continuará vigilante aos preceitos constitucionais que garantem o livre exercício da advocacia.”

A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), agradeceu a presença de todos e parabenizou o presidente Lamachia, por concretizar, em cada estado da federação, o que chamou de merecida aproximação do sistema dos advogados, notificando os membros das prerrogativas como verdadeiros soldados da advocacia. “Sentimos em cada quilômetro rodado a certeza de que mesmo com as vicissitudes atuais, jamais poderão esmorecer o verdadeiro instrumento da cidadania e do regime democrático de Direito, o advogado brasileiro”, falou.

Diretoria do CFOAB, da OAB/RO e jovens advogados no Palácio das Artes

Realizado pela primeira vez em Rondônia, o XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia objetiva debater as demandas e expectativas dos advogados em início de carreira, bem como orientá-los para o mercado de trabalho. Nesta edição, também acontece o Colégio de Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados, para discussão e troca de ideias e experiências relativas à jovem advocacia e integração dos presidentes da OAB Jovem.

“Rondônia está muito feliz com a oportunidade de receber os jovens advogados de todo o Brasil. Confesso que estou muito emocionado, mas, mesmo assim, quero dizer que estamos fazendo de tudo para corresponder a esse voto de confiança que nos foi dado. Agradeço a todos e ao presidente Andrey, por ter me concedido essa missão de estar à frente da comissão, carinhosamente conhecida como OAB Jovem”, pontuou o presidente da Comissão do Jovem Advogado da Seccional, Felipe Gurjão.

Palestras e lançamento de livro
Após a abertura do evento, o renomado advogado criminalista Roberto Podval palestrou sobre ‘A Advocacia em Tempos de Lava-Jato’. Em seguida, o também renomado advogado e doutor em Direito Luiz Flávio Gomes deu continuidade às palestras debatendo ‘A Democracia em Tempos de Lava-Jato’.

Depois das palestras, o ex-presidente nacional da OAB, Cezar Britto, realizou o lançamento do livro ‘Fiz-me advogado na luta’.