Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO presente em audiência pública sobre o dia da Consciência Negra

Página Inicial / OAB/RO presente em audiência pública sobre o dia da Consciência Negra

DSC_0195O Secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Walter Gustavo Lemos, representou a instituição durante audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, na manhã da última quinta-feira (19), para debater a questão da Consciência Negra no Estado de Rondônia.

Walter Gustavo Lemos, enfatizou a questão da violência contra os negros no Brasil, onde em cada quatro homicídios ocorridos no Brasil, três são contra negros. Aliado a isso, existe a baixa escolaridade e marginalização de parte da sociedade.

Ele citou que na última eleição (2014), 1/3 dos candidatos eram de negros, sendo que mais de 50% da população é considerada negra, e somente 15% foram eleitos. No Brasil houve apenas um presidente negro (Nilo Peçanha), um general, um comandante da Marinha e um ministro do STF. Para ele, por isso são necessárias as políticas afirmativas para que se tenha maior igualdade.

A solenidade foi presidida pelo deputado Léo Moraes (PTB) e também contou com participação do deputado Lazinho da Fetagro (PT), do representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Herberty, Jamyle Brasil, representando a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o gerente regional da Eletronorte, Robinson Percy Holder, o coordenador e integrante da Semana da Consciência Negra no Estado, Orlando Francisco de Souza e o defensor público Valmir Junior Fornazari.

Léo Moraes abriu a audiência ressaltando a importância da audiência pública para ouvir e discutir com a população, contribuindo com o debate e propositura de soluções para problemas que afetam a sociedade.

Durante os depoimentos alguns temas foram levantados, como a violência crescente contra a população negra, bem como a discriminação social ainda existente. Por este motivo foi cobrado a efetiva execução das leis já existentes para que órgãos públicos cumpram as cotas raciais.
Ao final, o deputado Léo Moraes leu a ata da reunião onde estão firmados compromissos, conforme pedido da Defensoria Pública, como o estabelecimento do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro e que o próximo concurso público da Defensoria Pública já contemple 20% das vagas com reserva para cotas raciais.

Com informações da ALE/RO

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone