A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), participou de debate sobre “Acessibilidade” promovido pelos alunos do terceiro período do curso de Direito da faculdade Ulbra – Porto Velho.
O presidente da CDPD, Julio Yriarte, falou da importância de debater o tema na academia. “Precisamos ter condutas efetivas que sensibilizem a sociedade para o problema do próximo. Não é porque você não tem nenhuma deficiência que vai virar as costas e não olhar. Os alunos daqui de hoje, são os que farão o futuro lá na frente. Plantar a semente aqui é colher, no mínimo, soluções técnicas e jurídicas a fim de garantir a cidadania no futuro”, explicou.
O membro da CDPD e servidor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), Marcelo da Silva, comentou sobre a importância da defesa dos direitos. “Fazer valer um direito, amplia nossa visão de cidadãos como um todo. Sou cadeirante e acho de um profundo desrespeito quando não posso usar de uma vaga destinada aos portadores de deficiência porque outro cidadão, sem a credencial, estacionou ali, ou então, estaciona no espaço que serviria para eu manobrar a cadeira e sair do meu veículo. A continuidade da defesa desses direitos é fundamental”.
Também participou do debate o representante da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (Feder), José Roberto, que apresentou um vídeo sobre atividades esportivas entre cadeirantes da Feder, suas conquistas e dificuldades para bem representar Rondônia em competições fora do estado.
Com informações e fotos da Ulbra – Porto Velho