OABRO e IAB firmam convênio e instituto terá espaço na sede da Seccional

Página Inicial / OABRO e IAB firmam convênio e instituto terá espaço na sede da Seccional

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) terá um espaço na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional (OABRO), em Porto Velho, após celebração de convênio entre as duas instituições. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo presidente da OABRO, Elton Assis e o representante do IAB em Rondônia, Breno de Paula.

Elton Assis destacou a importância do acordo e informou que é uma honra para a Seccional acolher o IAB em sua sede. “Podemos afirmar que o Instituto é o embrião da OAB tendo papel fundamental nas lutas e conquistas do constitucionalismo contemporâneo”, explica.

Breno de Paula também enalteceu a iniciativa. “A presidente do IAB, Rita Cortez e o diretor das Representações, Jorge Folena transmitem ampla saudação a toda advocacia de Rondônia, com votos de agradecimento e profícuo trabalho a partir desse relevante e histórico convênio”, afirma.

Sobre o IAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi criado em 1843 no momento em que o Brasil precisava se organizar como um Estado soberano e afirmar valores de nacionalidade. Além disso, era necessário organizar aqueles que iriam dirigir o futuro do novo país, em especial, os advogados, que atuavam tanto nas questões ainda hoje imprescindíveis quanto na política e na complexa tarefa de redação de todas as leis que substituiriam gradativamente a legislação portuguesa, ainda em vigor.

Um seleto grupo de intelectuais reuniu-se e concebeu a entidade. Inicialmente, a tarefa primordial desse Instituto seria a criação da Ordem dos Advogados Brasileiros [ou a Ordem dos Advogados do Brasil], o que só veio a ocorrer quando o IAB já contava com mais de noventa anos de existência.

O IAB tem atuado tanto junto aos Poderes da República, em especial no Legislativo, contribuindo com pareceres sobre os projetos de leis, bem como colaborando com as diferentes Comissões Legislativas. Tem operado ainda na esfera do ensino jurídico, com debates e mesmo a criação de entidades para atuarem especificamente neste campo, como é o caso da Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi), instituída em 2001.