Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia solicita reavaliação do modelo de concentração do Juízo das Garantias em Porto Velho

Página Inicial / OAB Rondônia solicita reavaliação do modelo de concentração do Juízo das Garantias em Porto Velho

Centralização do juízo na capital tem gerado prejuízos concretos a operações policiais e ao andamento de processos nas regiões do interior

Siga o nosso canal do WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça de Rondônia solicitando a reavaliação do modelo atualmente adotado para o funcionamento do Juízo das Garantias, concentrado exclusivamente na Comarca de Porto Velho.

A medida busca assegurar maior celeridade e efetividade na apreciação de medidas cautelares criminais em todo o Estado, especialmente nas comarcas mais distantes da capital.

De acordo com relatos encaminhados à Seccional a centralização do juízo tem causado prejuízos concretos, com operações policiais inviabilizadas ou atrasadas devido à distância e à sobrecarga do juízo central.

“Temos recebido manifestações de profissionais e instituições que apontam dificuldades práticas para a atuação do Juízo das Garantias a partir da capital. Em alguns casos, medidas urgentes acabam demorando mais do que o necessário, o que impacta diretamente a segurança pública e o acesso à Justiça nas comarcas do interior”, pontuou o presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira.

No documento, a OAB Rondônia reconhece o esforço do Tribunal de Justiça em cumprir as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as limitações estruturais existentes, mas destaca a necessidade de ajustes no modelo para garantir que o sistema seja eficiente em todo o território rondoniense.

A proposta encaminhada pela Seccional sugere a descentralização do Juízo das Garantias ou a criação de polos regionais, de modo a garantir maior rapidez na análise de medidas cautelares e melhor atendimento às demandas das regiões do interior.

A instituição também se colocou à disposição para colaborar tecnicamente com o Tribunal, oferecendo dados e sugestões colhidos junto à advocacia e às autoridades locais.

“Nosso papel é contribuir para o aprimoramento da Justiça. A descentralização, ainda que parcial, pode fortalecer a atuação do sistema e garantir que as garantias constitucionais sejam efetivamente respeitadas em todo o Estado”, ressaltou o presidente da Seccional.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone